Quero alisar meus cabelos , faço definitiva ou progressiva?


Diagnóstico

Escova progressiva

A escova progressiva, é um dos tipos de alisamentos disponíveis no mercado atual, a finalidade é facilitar a modelagem e cuidados no dia a dia. Diferente da escova definitiva não tem a função de alisar 100%. E necessita ser refeita de tempos em tempos dependendo do tipo de estrutura, marca de produto e ativo contido na composição. Alguns ativos que atuam no alisamento temporário são carbocisteina, Pro Liss (único aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), ácido glioxílico e formol ( proibido pela Anvisa e que causa riscos graves a saúde de quem recebe e de quem aplica.A indicação para nova aplicação é de no mínimo três meses entre uma e outra, e tratamentos hidratantes, nutritivos e reconstrutores nos intervalos para evitar que com o tempo o fio venha a enrijecer.

Vantagens em realizar a escova progresiva

x  Facilita os cuidados no dia a dia,

x  Alinha a cutícula e deixa os fios mais modelados

x  Auxilia a diminuição do volume em alguns casos,

x  Evita o frizz excessivo dos fios.

x  Facilita a modelagem diminuindo o tempo de contato com secador para modelar os fios.

x  Evita o uso excessivo de chapinha no dia a dia.

x Preço razoável pelo procedimento em relação ao preço da escova progressiva; 

x  Após o alisamento os cabelos podem retornam a estrutura semelhante a natural, não necessariamente e preciso cortar toda a região processada;

Desvantagens 

x    Cabelos podem enrijecer com as sucessivas aplicações levando a danos graves e quebra;

x    E necessário tratar muito bem os fios para que eles não se tornem enrijecidos,

x   Caso os cabelos sejam crespos bem definidos e cacheados não alisará  numa primeira aplicação ( serão necessárias outras aplicações e não é possível mensurar  quantas exatamente). Isto pode acontecer conforme o ativo alisante e percentuais contidos no produto.

Escova definitiva

A escova definitiva, se bem diagnóstica e aplicada deixa os cabelo lisos 100%, quando a raiz crescer será necessário realizar nova aplicação somente nesta região... (o chamado retoque  de raiz) que na verdade não é pois retoque seria na região já processada quimicamente. Será sim uma nova aplicação e requer cuidados específicos com a região de onde já foi processado. O ativo utilizado para este processo de alisamento definitivo é o tioglicolato de amônia com p.H em torno de 10 a 11  extremamente alcalino para os cabelos, fazendo com que ligações importantes sejam quebradas e assim dando a nova forma com a específica aplicação do neutralizante (com percentual de peroxido de hidrogênio) que irão “religar” as ligações que foram rompidas e assim fixando a nova forma.

Vantagens em realizar a escova  Definitiva

    x  Alisa definitivamente os fios;

    x  Maior tempo de durabilidade dos cabelos lisos;

    x  Evita a  química de alisamento a cada três meses na região processada como é o caso de aplicação de progressivas;

    x  No dia a dia evita o uso de secador e chapinha para alisar os fios.

Desvantagens em realizar a definitiva

    x  Preço  alto  pelo procedimento em relação ao preço da escova progressiva.

    x  Após o alisamento os cabelos não retornam a estrutura natural, necessita cortar toda a região processada. 

Tipos de cabelos


Qual alisamento devo fazer para o meus  tipo de cabelo?

Pense muito bem!

Tudo dependerá do seu desejo em ficar lisa e se “livrar” do excessivo uso de chapinha e secador ou vez ou outra utiliza-los para complementar o visual.

Também fatores como o tipo de cabelo irá influenciar qual das duas técnicas será mais adequada.

Fatores como a correria do dia a dia e o tipo de fio, o tempo que você disponibiliza para cuidar diariamente dos seus cabelos será fundamental para a escolha de uma das duas opções definitiva ou progressiva.

Tipos de cabelos

Conforme as indicações abaixo

Características de cada tipo de fio

1A    Espessura do fio -  fina, liso ( em alguns casos a raiz tem oleosidade) quando natural tem muito brilho.

1B  A espessura é média, apresenta se um pouco denso em relação ao primeiro. São muito brilhosos e em alguns casos tem as raízes oleosas.

1C A espessura dos fios é de médio a grosso;  apresentam um certo tipo de volume e são extremamente lisos e em  alguns casos com raízes oleosas e são muito brilhante s e sedosos quando naturais. 

2A   A espessura é fina, pode apresentar raízes lisas, mas não é uma regra, as ondas são leves ,  em geral  não tem excesso de volume. O volume apresentado por este tipo de cabelo deixa-o com movimento. È um tipo de cabelo que modela com muita facilidade.

2B A espessura deste fio varia de fino a médio,  é fácil de modelar, mas apresenta um certo grau de frizz, as ondas dão um aspecto moderno aos fios.

2C  A espessura varia de fino a médio,   não é uma regra mas a quantidade de fios é varia entre 150 a 250 mil fios, dando assim um aspecto de muito cabelo, apresenta raízes variando de lisa a um ondulado mais definido estendendo-se assim pelo comprimento. Necessita cuidados específicos, pois suas ondas se não tratadas com produtos específicos pode perder a formar e apresentarem-se volumosos e sem forma.

3A     A espessura dos fios é média, apresenta  formação entre o ondulado e o cacheado leve, necessita cuidados específicos, pois  se não tratados apresentam-se volumosos, com frizz e perda da forma. Não são cabelos fáceis de modelar.

3B A espessura do fio  pode variar de fino a médio, os cachos são definidos, mais definidos  a raiz  nem sempre é também cacheado, pode ser   lisa e mesclar com o comprimento o cacheado, são cabelos que apresentam certo grau de ressecamento e podem apresentar muito frizz e perder a forma com facilidade , para isso  necessitam produtos específicos para formar o cacho.

3C  A espessura dos fios pode variar de fino a médio.  O fio forma cachos bem definidos em forma de pequenas “molas ou espirais” apresenta certo grau de ressecamento e perda da forma que levam ao volume. Necessitam cuidados especiais com produtos para hidratação, reconstrução e definição de cachos.

4A   A espessura do fio  é fina,  é muito sensível a influencia da umidade, pois por serem fios e com alto grau de ressecamento, “procuram hidratar-se com a umidade do ar, levando a excesso de volume, perda da forma, e excesso de frizz; o cacho é em forma de “molinhas ou espirais” bem juntinhas e nascem assim desde a raiz, deixando com aspecto também muito volumosos. Não são fáceis de modelar e por isso necessitam de cuidados diários e específicos, como hidratações, nutrição e para finalização com modeladores  para cachos.

4B A espessura do fio é muito fininha. A forma varia entre um zig zag e alguns cachos formam cachinhos muito juntinhos.  Sua natureza é ser ressecada, a forma vem desde a raiz que o deixa muito volumoso e difícil de ser manipulado no dia a dia, sendo muito difícil e quase impossível pentear a não ser no banho. Perdem a forma com facilidade devido ao ressecamento o que leva a perda forma e excesso de frizz. Necessitam muitos cuidados e tratamentos específicos; como reconstrução, nutriçãohidratação, modeladores e umidificadores para manutenção diária.

4CA espessura é muito fininha, em forma de ZIG ZAG é  sensível e quebra com facilidade, tem alto grau de ressecamento, que aumento o volume, frizz e perda da forma. Quando esta seco o seu tamanho pode diminuir pela metade. Portanto para apresentar crescimento levará muito tempo.   A forma em ZIZ ZAG inicia na raiz e alonga-se no comprimento, apresentando   muito volume e é muito difícil e quase impossível pentear este tipo de cabelos todos os dias, em geral apenas no banho ou quando molhado. Os cuidados devem ser diários com hidratações, reconstruções, nutrições e modeladores de cachos e umidificadores.


Qual o melhor alisamento paro meu tipo de cabalisamento faço nos meus cabelos?

A partir das informações sobre espessura de fios, curvatura  e grau de ressecamento , será mais fácil definir o tipo de alisamento mais adequado ao cabelo.

Indicação para definitiva:

Tipo 1 ( B < C)

Tipo 2 ( A< B< C)

Tipo 3 ( A< B< C)


Indicação para progressiva

Tipo 1 ( B < C)

Tipo 2 ( A<B)

Observação: 

Alem destes tipos de fio indicados acima, todos os outros  tipos  podem receber a progressiva, porém o crescimento da raiz de outros tipos além dos indicados  podem deixar um certo desconforto, tanto visual quanto sensorial, e seria importante  realizar sucessivas aplicações num  período menor ao indicado no caso de 3 meses para obter o resultado de alisamento o que poderia  ocasionar danos ao fio. 

Definitiva

Antes e depois


       

  

Cabelos tipo 3C


Progressiva

Antes e Depois de alguns casos 

Cláudia Barboza

Elaboração do material

Execução dos trabalhos dedefiniitva e progressiva.

23/07/2018

Ainda precisa de ajuda? Contate Contate