Como descolorir o cabelo preto e deixa-lo loiro claro?

Diagnóstico
  •  Cabelo com coloração preta.    

Desejo da cliente

  • Cabelo loiro claro
  • Descolorir os cabelos pretos naturais e obter tonalidades mais claras não é muito difícil se o cabelo apresentar boa estrutura.
  • Descolorir cabelos pretos com pigmentação artificial não é assim tão fácil, pois requer antes de tudo o teste de mechas para que possamos identificar e termos segurança no passo a passo para obtenção de quaisquer que sejam os tons desejados pela cliente, podendo variar simplesmente de clarea- ló levemente a ainda manter-se  morena ou passar por loiros escuros médios claros e até muito claro.
  • 1.1 Primeiro passo
    1.1.1 Separar apenas  1 fio em diferentes regiões para verificar como esta a resistência  e elasticidade dos fios.
    1.1.2 Como realizar o teste de elasticidade?
    • Com o dedo polegar e o indicador das mãos direita a e esquerda, separe apenas um fio de cabelo e iniciando nas pontas  segure com uma das mãos e com os dois dedos (indicador e polegar ) em forma de pinça as pontas dos fios deixe mais ou menos 5 a 6 centímetros de distancia e com os dois outros dedos , também em forma de pinça segure este fio e (encoste um pulso no outro para que apenas suas mãos possas fazer o ( puxadinho do fio); faça o movimento de vai e volta por três vezes , independente do tamanho dos fios, realize este mesmo movimento no restante deste fio e em outros.
    1. Se os fio após puxar retornar a sua forma original... ok ele esta saudável para o procedimento
    2. Se o fio após realizar as puxadinhas apresentar-se em forma de parafuso, ou com regiões onduladas... Este fio já apresenta algum grau de dano;
    3. Se ao realizar as puxadinhas os cabelos  apresentarem-se inflexíveis... Endurecidos        (este cabelo necessita tratamento e o sinal amarelo de alerta foi acionado. Já apresenta danos que podem ser tratados como severos).  Neste caso já sabemos que para realizarmos a mecha teste será necessário aplicar um tipo de Plex. Indico o produto reconstrutor BELLPLEX sobre os fios antes mesmo do inicio do teste de mecha.
    4. Caso ao iniciar o teste ao puxar o fio ele quebre, neste caso, a missão de descolorir os cabelos terá sim que ficar para outro momento, pois o teste indicou que o " paciente já encontra-se em estado grave e na UTI".  A indicação é trata-lo com reconstrutores durante algum tempo antes de realizar nova mecha teste. 
    Com o resultado do teste de elasticidade em mãos, lembre-se se o cabelo apresentar leve grau de dano, aplicar na mecha que será separada para o teste de descoloração o produto BELLPLEX, diretamente nos fios da mecha separada para o teste. .
    Lembre-se também se o  ou os fios quebraram ao puxar ... Não realize a descoloração. Pois o resultado final além de não ser garantido o cabelo pode partir ou danificar a ponto de não recupera-lo.
    1.2  Mecha teste.
    1.2.1 S eparação da mecha de cabelos
    •  Separar uma mecha de cabelo  de mais ou menos 3 centímetros de largura , eu aconselho que esta mecha seja na região da nuca... Pois caso não haja tempo para escurecê-la no mesmo dia, a cliente poderá ir embora e retornar em outro momento para escurecê-la caso seja o desejo ou se não for possível obter a altura de tom desejada.
    • 1.2.2          Preparo do produto para descoloração da mecha teste
    • Numa cumbuca adicionar uma parte de descolorante para duas partes de oxidante  (ou com a  consistência agradável ao profissional)l.
    •  Lembre-se se o cabelo apresentar dano adicionar também ao pó descolorante produto Plex – Bellplex, 4 borrifadas para cada 30 gramas de pó.
    • Com a mecha separada, coloca-la sobre  uma lâmina de papel para mechas, (alumínio ou plástico) e aplicar quantidade generosa de pó descolorante. Eu indico deixar carregado, pois esta mecha precisará de tempo para o clareamento. Nesta primeira etapa se tudo der certo e clarear o suficiente  para deixar o cabelo ao menos loiro na altura de 8 ( louro claro) precisaremos deixar em pausa conforme o fabricante do pó descolorante ( em média 60 minutos - 1 hora).
    • OBS: se a região ou local de trabalho é muito frio, você pode cobrir ou aquecer por alguns minutos os papeis  com secador. 
    • Mas lembre-se o modo como você realizar a mecha teste irá  ser o PROJETO caso venha descolorir todo o cabelo. 
    1.2.3  Tempo de pausa da mecha teste
    • Conforme indicação do fabricante  a pausa máxima e tempo de ação do pó descolorante são de  60 minutos - 1 hora, mas lembre-se das condições climáticas, ambientais  elas podem interferir se não utilizar fonte de calor em condições ambientais e climáticas  com baixa temperatura, o tempo de pausa poderá ultrapassar os 60 minutos.
    Toda regra tem a exceção:
    Dica:
    • A cada 15 minutos abrir alguns papéis e realizar a visualização da altura de tom que o cabelo "abriu". Chamado fundo de clareamento. Ele será nosso guia para sabermos onde estamos e onde queremos chegar. Neste trabalho nosso guia será  o fundo de clareamento  laranja amarelo altura de tom (8) ou melhor se obtivermos  apenas amarelo altura de tom (9) . Na tabela de fundo de clareamento a cor na escala não é perfeita mais o nome das cores por extenso sim. Então visualizaremos no cabelo as cores laranja amarelo ou amarelo. 

                                                                      Observar a tabela abaixo:

tabela

  • Lembre-se o tempo de pausa irá revelar a altura de tom que o cabelo encontra-se.
  • Cobrir os cabelos e apenas deixar o relógio se encarregar do clareamento >>

                    NÃO É UMA BOA IDEIA. PORTANTO ABRIR OS PAPÉIS SERÁ MAIS SEGURO!


Ainda na Mecha teste pode ocorrer de não conseguir com o tempo de pausa obter a cor de fundo de clareamento amarelo, CASO ISTO  ACONTEÇA ... O Que fazer?

Com auxilio de toalha úmida, remover o produto dos fios;

Borrifar sobre os fios um plex;

 numa cumbuca adicionar uma medida de pó descolorante para duas de  oxidante 20 volumes e aplicar  nos fios;

 iniciar novo tempo de pausa , que poderá ser até 60 minutos. Mas lembre-se que o CABELO  e a sua estrutura em IRÃO determinar quanto poderemos clarear os fios.

Após a aplicação da segunda mistura de descolorante, é importante realizar o teste de elasticidade para controlar como esta a estrutura do fio;  ele determinará se podemos desfrutar dos 60 minutos que o pó descolorante nos oferta como tempo de clareamento ou se os fios não estão suficientemente estruturados para suportar todo este tempo.

Caso observe mudança de estrutura, antes de remover o produto aplicar Bellplex sobre o produto ainda nos cabelos e a seguir remover completamente. MESMO QUE OS CABELOS NÃO “CHEGARAM“ AO AMARELO.  Pode ocorrer de que mesmo tomando todas as precauções como neste caso os cabelos não abtenham o clareamento desejado.

O teste de elasticidade nós dará  segurança para continuar ou não o clareamento do  cabelo

                               MAS EM GERAL É POSSÍVEL

OBSERVAÇÃO

  • Após realizar a mecha teste e chegar  a altura de tom desejado, a mecha teste será separada e ela não receberá mais produto de descoloração.
  • Tudo o que você observou na descoloração da mecha teste será o seu PROJETO para desenvolvimento da técnica em todo o cabelo, podendo oscilar alguns minutos para mais ou para menos.

Observação:

Para o resultado conforme o  desejado  neste trabalho  você   deve seguir conforme indicou a mecha teste.

Se a mecha teste indicou que o cabelo só "abrira" até o fundo alaranjado amarelo ou amarelo o produto deverá  ser removido quando este fundo aparecer. 

Início do Procedimento

Etapa 1: 

Preparo da cliente

  • Sobre os ombros da cliente  colocar  toalha  e capa plástica para proteção das roupas.
  • Dividir os cabelos em quadrantes: laterais direita, esquerda e  nuca             (superior e inferior).

Etapa 2

Preparar o produto na cumbuca

  •  Numa cumbuca plástica depositar  60 gramas de pó descolorante  e 120 ml de oxidante 40 volumes. 

                                         Dica Bellkey Professional

       Adicionar a mistura de pó descolorante e oxidante 4 borrifadas de Bellplex  Reconstrutor Instantâneo para 30 gramas de pó descolorante.

Etapa 3 

Aplicação

  • Separar na região da nuca mechas com espessura  fina e aplicar a mistura de pó descolorante  aproximadamente 4 a 5 centímetros de distância do couro cabeludo; até completar toda a cabeleira.
  •  Observação se a mecha teste indicou que os cabelos só clareiam até o fundo alaranjado  de acordo o tempo de pausa indicado pelo fabricante do pó e condições climáticas.
  • Remover o produto dos fios  com  toalha molhada e reaplicar com o oxidante sempre de volumagem menor a aplicada anteriormente. Neste caso, 20 volumes e pó descolorante.
  • Reaplicar na região que anteriormente recebeu a aplicação e aguardar sempre observando o clareamento. Abrindo os papeis para verificar se o fundo de clareamento desejado já foi revelado. Caso sim nestas regiões o excesso do produto pode ser  removido com toalha úmida.

Etapa 4 

Aplicação da mistura de pó e oxidante na região da raiz

  • Esta etapa é muito importante, quando observar que o clareamento do comprimento e pontas já esta com a cor tendendo a alaranjado amarelo  aplicar uma nova mistura com as mesmas indicações daquela aplicada no comprimento dos fios; agora na região que ainda não foi descolorida  (próximo a raiz) e aguardar até que o pigmento   amarelo   esteja presente em toda a extensão dos fios. E caso seja necessário a reaplicação poderá acontecer.
  • E quando todo o fio estiver  amarelo , o produto pode ser removido.

                                       Dica Bellkey Professional

             Antes de remover o descolorante dos fios, aplicar Bellplex Reconstrutor Instantâneo.

Etapa 5

Remover / lavar

  • Levar a cliente ao lavatório e remover completamente o produto (mistura de descolorante e oxidante);

Etapa 5 

Remover a umidade dos fios 

  • Com auxílio de toalha remover o excesso de umidade dos fios;
  • Dividir os cabelos em três  quadrantes, duas laterais e nuca;

Etapa 6

Preparo do Tonalizante

  • Numa cumbuca plástica adicionar coloração ou tonalizante, 8.13 ( louro claro bege ) e emulsão reveladora 

                         ex: 60ml de coloração 8.13 e 120 ml de emulsão reveladora

Etapa 7

Aplicação

  • Iniciando na nuca, separar mecha com espessura fina e aplicar a mistura desde a raiz até as pontas, enluvando e distribuindo uniformemente para evitar manchas no final do procedimento;

Etapa 8

Pausa

  • Tempo de pausa para melhor fixação do produto será de 30 até 45 minutos, isto devido a porosidade que se encontra os cabelos após uma descoloração global.

Etapa 9

Higienização do couro cabeludo e fios

  • Após tempo de pausa remover completamente o produto e aplicar shampoo para proteção da cor e logo após máscara para reconstrução e tratamento;

Etapa 10

Modelagem

Remover o excesso de água com toalha e aplicar  quantidade suficiente de leave-in para proteção térmica.

Dica BELLKEY PROFESSIONAL

CLÁUDIA BARBOZA

Elaboração do material

12-07-2018

Ainda precisa de ajuda? Contate Contate