Por quê proteger o couro cabeludo em processos definitivos, hidróxidos ou progressivas?

Imagens ilustrativa

  • Imagem (1) camadas que compõem a pele
  • Imagem (2) couro cabeludo
  • Imagem (3) estrutura da pele Com o manto hidrolipídico que recobre a pele.

A pele é o maior órgão do corpo humano e representa 12% do peso seco e mede cerca de 2 metros quadrados. Ela é dividida em camadas De fora para dentro a cada externa é a Epiderme, log abaixo a derme e logo abaixo da derme a Hipoderme, que abriga a região de gordura, funcionando como uma ”almofada” protetora dos órgãos.

Cada uma das camadas tem funções específicas.

 1ª camada  da pele :

Epiderme:

Subdivide-se em outras camadas:

Cornea: é aquela que chamamos de pele, porém a pele é a estrutura toda.  A camada córnea é a primeira barreira do mundo externo contra ataques a “’ mundo interno” ou seja as camada internas.

Camada Lúcida:  Esta camada não está presente em todas as partes do corpo que e recoberta pela pele, ela em alguns casos aparece na planta dos pé e palmas da mãos, isto acontece quando acontece uma pressão em excesso nesta região, neste momento o organizo desenvolve esta camada para proteger as articulações, musculatura contra danos.

Camada granulosa: Esta camada guarda os grânulos de cor (melaninas) que dão cor a pele.

Camada Espinhosa: esta camada funciona como uma segunda barreira muito eficiente contra  qualquer tipo de patógeno que possa ter atacado acamada córnea (aquela primeira camada externa), esta camada tema forma arredondada e ao redor tem peques dendritos ou bracinhos que se unem para evitar que o patógeno ultrapasse e possa chegar a corrente sanguínea  localizada na Derme.

Camada basal: Esta camada é a última camada que compõe a Epiderme, ela é a camada onde inicia a produção da cor (melanina) esta camada é de vital importância para evitar que patógenos (bactérias, vírus) possam chegar a corrente sanguínea e causar danos que possam ser disseminados em todo o organismo.

 2ª Camada

Derme

Nesta camada, esta localizada veia, vasos e capilares, também as proteínas, colágeno, elastina, condroitim, ácido Hialurónico.

3ª Camada

Hipoderme.

Esta camada é chamada de camada gordurosa, mas também conhecida por proteger e funcionar como uma proteção para os órgãos.

O Couro Cabeludo ou Camada Córnea

 1ª - Imagem do couro cabeludo:   (http://verabellezza.com.br/couro-cabeludo-saudavel-fios-lindos/)

2ª Imagem: Pele e suas camadas: Epiderme, Derme e hipoderme. (https://www.martiderm.pt/a-pele/descubra-a-pele)

                         O couro cabeludo é a camada córnea

Tem p.H fisiológico em torno de 5.5, além disto necessita manter-se hidratada  e certo grau de oleosidade, para manter a elasticidade, e a proteção da pele.

Aplicação de alisantes ácidos:

Os alisantes ácidos, ácidos em geral tem p.H  1 a 2 que para a pele  não é “confortável”, causa desequilíbrio que poderá apresentar-se como uma descamação leve, moderada, ou grave e desencadear problemas mais sérios de alergia.

Alisantes alcalinos
Os alisantes alcalinos à base de tioglicolato tem p.H  entre 10 e 11 e já de Hidróxidos já tem p. h alcalino mais elevado por volta de 12 a 13.
Estes p.H em contato com a pele que contem p.H 5.5 ácido, podem desencadear  grande desconforto e consequências até mais graves como alergias que vão além da área que recebeu a aplicação do produto, estendendo-se ao rosto, pescoço ou com níveis mais preocupantes.
 I ndicação para aplicação de todos os alisantes capilares.
  Cuidados na aplicação da progressiva:
Realizar o teste de contato: dobra do braço> e atrás da orelha. Observando indicação do fabricante, quanto a tempo de permanência, mas ATENÇÃO, se observar que houve vermelhidão local, isto indica que a pessoa que esta recebendo o produto é intolerante ao contato com produto. 
Ao aplicar, o produto, procure aplicá-lo distante a 1 centímetro de distância do couro cabeludo.
  • Proteja aos mãos com luvas, 
  • Remova completamente o produto após o tempo de pausa.
  • Neutralização: em caso de tioglicolato, depois de remover o produto alisante, se necessário escovar e piastra e neutralizar.
  • Em caso de Hidroxidos: a neutralização é feita com a aplicação de shampoo que a entrar em contato com os cabelos identifica se existe ainda produto nos cabelos através da cor rosa Pink ou mesmo azulada. Lave com água até que a espuma apresente a cor branca.

 Bellkey Professional

DICAS
NEUTRALIZANTES

Neutralizante para Tioglicolato

Neutralizante para cabelos cacheados com produtos ácidos

Neutralizante para Progressiva

VVVV

CLÁUDIA BARBOZA
Elaboraçaodo Texto
29/06/2020

Ainda precisa de ajuda? Contate Contate