Como cuidar dos cabelos na quarentena e mante-los saudáveis?

                      Os cuidados com os cabelos devem ser diários

Para mantermos os cabelos saudáveis mesmo na quarentena, alguns procedimentos devem ser realizados diariamente, mensalmente e devem seguir rotinas de aplicação.

Alguns itens  não podem faltar na rotina de cuidados como:

1.     Pentear os cabelos

2.     Lavar os cabelos

3.     Higienizar o couro cabeludo

4.     Hidratar os cabelos

5.     Nutrir os fios

6.     Proteger os fios

Passo a passo de uma rotina saudável para os fios.

Rotina ao acordar  (independente do horário)

1.     Pentear os cabelos

Ao acordar o primeiro cuidado com cabelos deve ser PENTEA-LOS, escovando desde a raiz até as pontas, penteando algumas vezes. 

a.     Por que deve-se pentear desde a raiz?

Porque no couro cabeludo existe um óleo produzido naturalmente que lubrifica os fios e faz com que eles fiquem protegidos, facilitando o pentear e desembaraçar, também funciona com um protetor da cutícula e do inteiro dos fios.

(A imagem abaixo demostra o couro cabeludo, com o óleo produzido pelas glândulas sudoríparas e sebáceas e cobrindo todo o couro cabeludo e ao pentear os cabelos ele é deslocado fazendo proteção na cutícula).

1.     Lavar os cabelos

Para higienizar os fios deve se aplicar shampoo e  para deixa-lo macio, um condicionador, já par a cabelos que necessitam  de tratamento, as máscaras são as mais indicadas.

O ao lavar os cabelos,  devemos iniciar massageando o couro cabeludo, porem não é indicado usar as unhas  e sim os dígits (pontas dos dedos) e na sequencia em forma de enluvamento ou seja deslizando o shampoo sobree os fios no sentido raiz pontas, sem jamais atritar um fio  no outro. Para não causar danos a parte externa dos fios (cutícula), pois são muito sensíveis.

  • Observação: quando aplicar os shampoo nos fios e já fizer espuma, seja muito u pouca, isto quer dizer que seus cabelos já estrão limpos. (não será necessário reaplicar o shampoo).

Após  retirar o shampoo, aplicar condicionador e deixar em pausa de ao menos 5 minutos, em caso de aplicação da máscara deixar em pausa de ao menos 10 minutos e remover totalmente o produto dos fios. 

a.     É necessário lavar os cabelos todos os dias?

Isto dependerá da necessidade de cada um , ou mesmo do grau de oleosidade do couro cabeludo. Mas se houver a necessidade de lavar seus cabelos todos os dias, siga as indicações do item      ( 2) onde sugere que ao aplicar o  shampoo nos fios e ele espumar, não será necessário reaplicar. Lembre-se a oleosidade produzida pelas glândulas e depositada no couro cabeludo também é importante para saúde dos fios e proteção do couro cabeludo, se remover em excesso o organismo reconhece como uma agressão e irá produzir ainda mais, CAUSANDO DESEQUILÍBRIO.

3 Higienizar o couro cabeludo

O couro cabeludo, precisa de ser higinizado sempre que os cabelossão lavados, mas LEMBRE-SE não se deve remover todo o óleo que estasobre ele, este óleo é importante para a saúde dos fios e doproprio couro cabeludo, portanto, escola shampoo com p.H 5.5 a 6  para lavar no dia a dia  e mantê-lo saudável e equilibrado.

a. Meu couro cabeludo é oleoso e as pontas são secas, como deve lava-lo? 

Para este tipo de couro cabeludo e fios é necessário dois tipos de tratamentos diferentes.

Couro cabeludo: um shampoo para raízes oleosas e p.H 5.5 a 6 ,e a aplicação deste shampoo deve ser realizada  somente na raiz e SEM REMOVE-LO aplicar o shampoo para pontas secas somente no comprimento e pontas dos fios, apenas deslizando o produto no sentido raiz pontas, sem esfregar um fio no outro.

4.  Hidratar os fios

  • Quando os cabelos apresentam muito frizz, excesso de volume começa a ficar difícil de desembaraçar, chegou o momento de hidrata-lo.
  • Para melhorar a aparência dos fios é importante que sejam aplicados, shampoos, e  no mínimo um condicionador, para que seja devolvido aos fios o óleo natural que está faltando sobre a cutícula (parte externa dos fios) e assim os cabelos possam retomar o alinhamento da cutícula e assim facilitar o pentear e a forma do mesmo possa ser recuperada.

a)     O que  e como aplicar o produto de hidratação?

A aplicação deverá será realizada, a partir da escolhendo um shampoo hidratante, ou seja contendo algum tipo de óleo e o mesmo deverá ser com a escolha do condicionador, conter óleo natural.

b)    Como aplicar?

A aplicação deverá ser da seguinte forma:  Aplicar shampoo, deixar em passa de no mínimo 2 minutos e remover, na sequencia aplicar, o condicionador (evitando a região da raiz somente),  distribuindo quantidade generosa no comprimento e pontas, Deixar em pausa de até 10 minutos e remover totalmente . Secar , mas jamais esquecer de aplicar leave-in ( creme de pentear) mesmo que não seque com secador ou aplique a chapinha.

5.O que aplicar para nutrir os fios?

Basicamente a nutrição dos fios devera ser feita com máscaras de tratamento, contendo keratina, caso os fios estejam danificados, ou com aplicação de ceramidas caso os fios apresentem regiões com afinamento, óleos caso apresentem qualquer grau de ressecamento.

a)     Como o produto deve ser aplicado?

A aplicação do tratamento deve ser iniciada pela aplicação do shampoo, que deve permanecer nos cabelos no mínimo de2 minutos, logo após poderá ser removido e iniciar a aplicação da máscara de nutrição. A distribuição da máscara nos fios deve ser da seguinte forma: separar mechas e distribuir o produto com a distancia de 1 centímetro da raiz em todo o comprimento da mecha, fazer assim em toda a cabeleira.

Após terminar a aplicação a cabeça (cabelos pode ser envolvida com um plástico filme ou touca plástica) e deve permanecer assim por até 30 no máximo 40 minutos, logo após o produto deverá ser removido completamente com água sempre morna. Na sequencia pode secar naturalmente ou através do secador, mas em todos os casos, aplicar leave-in ( creme de pentear.)

6. Proteção dos fios.

A proteção natural dos cabelos é feita pelo óleo produzido ela glândula sebácea e o suor produzido pela glândula sudorípara os dois juntos formam um óleo que fica depositado no couro cabeludo e quando penteamos os fios ele é “levado por toda a superfície dos fios protegendo-o contra a ação de agentes naturais, físicos e mecânicos como é o caso da escovação e nos térmicos (chapinha e secador)  mas as vezes os cabelos perdem est oleosidade natural e ficam ressecados, para isto estes óleos precisam ser repostos através de produtos como e leave-ins (cremes de pentear).

a)     Como aplicar o leave-in?

O leave-in deve ser aplicado logo após lavar os cabelos, ou seja shampoo, condicionador ou máscara e remove-los completamente. Os leave-ins devem ser aplicados mesmo que após lavar os cabelos eles não sejam secos com secador. Pois a luz, o sol, a poeira e mesmo secadores e chapinha danificam e ressecam os fios.

                                          CLÁUDIA BARBOZA

Elaboração do texto.

23/06/2020

Ainda precisa de ajuda? Contate Contate