Quais os efeitos do mar e piscina sobre os cabelos e como protege-los?

A estrutura Capilar

O fio de cabelo é formado através de partes distintas, cutícula, cortex e medula, e cada uma destas partes  tem funções específicas;

Cutícula: Tem como função principal, proteger a parte interna dos fios, porém além desta função também tem  como características principais a maciez, maleabilidade dos fios,  brilho.

Para que estas características sejam mantidas, se faz necessária  a manutenção da oleosidade natural  que recobre os fios.

Conforme demonstra a  primeira imagem abaixoCouro cabeludo  e     sobre ele o MANTO HIDROLIPÍDICO, este manto é a união do sebo produzido pela glândula sebácea e o suor produzido pela glândula sudorípara.

A função deste manto é proteger o couro cabeludo contra ataque de bactérias e fungos  e para os cabelos  a função principal é servir como um filme para proteção da fibra. 

Primeira imagem: camadas  da pele

Segunda imagem: couro cabeludo

Terceira Imagem:  estrutura da pele e o manto hidrolipídico  que protege a pele.

Este "óleo" em forma de película sobre os fios, naturalmente deve ser levado da raiz (couro cabeludo)   até as pontas através  da escovação diária, caso isto não aconteça, os cabelos  ficaram desprotegidos e como demonstra a segunda imagem, o sol atuará diretamente sobre os fios, bem como o mar através do sal e o vento podem causar danos a cor, a maciez dos fios , perda de brilho, levando a danos tão graves a cutícula a ponto de que ela desprenda-se aos poucos e deixe totalmente  exposta a região interna  o cortex. 

Quando isto acontece, os cabelos perdem a resistência, elasticidade e dependendo do grau de dano pode desencadear a quebra.

Cuidar para manter os fios saudáveis mesmo em contato com sol, mar, piscina e vento.

O primeiro passo para manter os cabelos  saudáveis, mesmo em regiões, temporadas  de muito sol e em excesso sobre os fios, a primeira indicação e procurar a orientação de um profissional cabeleireiro, para que possa auxiliar no diagnóstico específico para o seu tipo de cabelos e couroo cabeludo.

Através da avaliação e possível identificar se os cabelos passaram por processos como colorações, descoloração ou processos de transformação como definitivas, progressivas, ondulações ou relaxamento e se houve algum grau de dano  e qual., também não podemos deixar de ldar atenção especial  ao couro cabeludo que pode ser seco, oleoso ou mesmo equilibrado, este também necessita atenção especial.

Com estas informações “em mãos”, é possível definir, qual o tipo de shampoo adequado a condição do couro cabeludo e fios, outro item importante é o condicionador que facilitará a penteabilidade no dia a dia  e devolverá o alinhamento da cutícula região externa dos fios, AQUELA REGIÃO QUE DEVE SER MUITO BEM TRATAD E PRESERVADA, pois é a porta de entrada do interior dos fios.

Em alguns casos será imprescindível o uso de máscaras de tratamento, elas repõem substâncias importantes à estrutura dos fios, como massa        (que da espessura aos fios), queratina (estrutural), óleos entre outros.

Outro item de extrema importância, são os leave-ins ou protetores solares e térmicos que fazem uma película ao redor dos fios evitando que o sol, vento, poeira, sal do mar e cloro da piscina possam penetrar na região interna ou mesmo danificar a parte externa  (cutícula).

As imagens abaixo demonstram  alguns tipos de leave-ins e suas diferentes composições, pois cada cabelo e identifica  com determinados tipos e produtos.

DICA

LEAVE-INS

 BELLKEY PROFFESIONAL

                                    CLÁUDIA BARBOZA

                                    Elaboração de Texto

                                                06/07/2020

Ainda precisa de ajuda? Contate Contate