Porque após a progressiva o couro cabeludo fica extremamente oleoso?

A pele é o maior órgão do corpo humano, ela mede em torno de 3 metros e recobre todo o corpo é formada por três camadas Epiderme a externa  que subdivide-se, abaixo da epiderme a derme e logo abaixo a derme .

(Imagem Ilustrativa)

mmm

 Mas a camada que chamamos de pele É UMA DAS CAMADAS DA EPIDERME, para facilitar o entendimento é aquela que enxergamos e aplicamos creme no corpo ou shampoo no couro cabeludo, esta é a  CAMADA CORNEA, teremos  outras camadas ainda na epiderme,  mas aqui falaremos especificamente da externa que auxiliará na resolução de problemas de excesso de oleosidade pós progressiva.

 

(imagem ilustrativa da camada córnea)

mmmm

Quando observamos a pele a olho nu, ou melhor, a camada córnea.  Não conseguimos identificar que sobre ela existe um revestimento oleoso, este revestimento oleoso e chamado de manto hidrolipídico e ele é formado através da produção do suor que a glândula sudorípara produz  e através do sebo produzido pela glândula sebácea) , são estas substancias que unidas possibilitam a maciez  tanto dos cabelos quanto da pele.

Esta demonstrada na imagem abaixo.

mmmm

 Sem esta oleosidade natural os cabelos e a camada externa da pele (camada córnea) começam a ressecar os cabelos, perdem o brilho, apresentam excesso de frizz  e a pele pode iniciar o processo de descamação e ressecamento. Como demonstram imagens ilustrativas abaixo.

Já nos casos em que a pele (camada córnea apresenta excesso de oleosidade após escovas progressivas, pode ocorrer devido a aplicação do produto para progressiva ter sido aplicado em excesso e ou depositado além dos fios diretamente no couro cabeludo. Como demonstra imagens  ilustrativas abaixo.

mmm

O que acontece com o couro cabeludo para que ele apresente-se extremamente oleoso?

O couro como a pele do restante do corpo tem um p.H  chamado fisiológico, no couro cabeludo é em torno de 5.5 como no restante da pele exceto axilas, regiões pubianas.

Porém quando esta região, no caso o couro cabeludo entra em contato com  algum agente em que o p.H é muito inferior ao da pele ou muito maior, imediatamente a pele aciona o sistema imunológico para restaurar o equilíbrio local.

 No caso das escovas progressivas disponíveis no mercado há notícias de p.H que variam entre  0.89 a 2,5 muito ácidos para o couro cabeludo.

Pode ocorrer o descolamento de partes da camada córnea. Como demonstra imagem ilustrativa abaixo.

mmmm

Neste momento as glândulas sudoríparas e sebáceas são acionadas e iniciam a produção em níveis muitas vezes excessivos para recuperar o desequilíbrio causado ao couro cabeludo e assim ocorre a oleosidade excessiva durante algum tempo pós-aplicação da progressiva.

Os fios próximos as raízes  apresentam com excesso de brilho, pegajosos  “ensebados”.

(Imagem ilustrativa).

mmmm

Para restaurar o equilíbrio dos fios próximo ao couro cabeludo e couro cabeludo será necessária a aplicação de um SHAMPOO específico para raízes oleosas.

Lembre-se shampoo será para as raízes, o restante dos fios poderá ser tratado com o shampoo adequado ao procedimento da progressiva como indicado pelo profissional.

OBSERVAÇÃO

O PRODUTO  PARA AS RAÍZES NÃO IRÁ RETIRAR A PROGRESSIVA

mmmm

DICA BELLKY PROFESSIONAL

vvvv

cccc

nnnn

CLÁUDIA BARBOZA

Elaboração de texto e imagens

22/01/2020

Ainda precisa de ajuda? Contate Contate