Caspa branca é contagiosa?

A caspa branca

Apresent-se em  forma de minúsculos flocos é um “recurso” que o organismo utiliza para proteger a camada exterior da pele (camada córnea) contra algum tipo de ataque que esta ocorrendo.

(imagem ilustrativa)

  • A pele é o maior órgão do corpo humano e recobre todo o corpo inclusive o couro cabeludo. 
  • A pele tem um p.H e pode ser diferente conforme a região no couro cabeludo é em torno de 5.5 como no restante do corpo exceto nas axilas , partes pubianas ( masculinas e femininas).

Chamamos erroneamente a camada externa da pele de PELE, mas ELA É  uma camada   a CAMADA CORNEA. (Como demostra a imagem abaixo).

(Imagem ilustrativa)

mmm

A CAMADA CÓRNEA é formada por células mortas, sim, células mortas, em forma de lâminas que não conseguimos identifica-las  a olho nu. 

Seu período de renovação é diário porem toda a camada é renovada  num prazo de 26 dias mais ou menos.

Observação: Peles com psoríase são renovadas a cada 12 dias e requerem tratamento diferenciado e com produtos específicos.

PELE - Glândula sudorípara e sebácea

Sudorípara

Esta glândula produz o suor, que regula a temperatura do corpo  e é eliminado pela glândula com toxinas nocivas ao organismo, porem ao encontrar a glândula sebácea misturam suas substancias e formam o manto hidrolipídico  que protege o couro cabeludo.

(Imagem ilustrativa da glândula sudoripara)

nnn

Sebácea

Esta glândula esta localizada muito próximo ao folículo piloso (fio de cabelo) e desemboca (desagua) através do mesmo orifício do fio de cabelo sobre o couro cabeludo (por este motivo alguns cabelos são tão mais oleososque outros devido à produção excessiva de sebo que atinge o fio).

(Imagem ilustrativa da glândula sebácea)

cccc

Manto hidrolipídico

 O manto é formado pelo sebo distribuído no couro cabeludo e produzido pela glândula sebácea e pelo suor expelido sobre o couro cabeludo e produzido pela glândula sebácea. Este manto reveste todo o corpo inclusive o, couro cabeludo e ele é importante pois, mantém a região interna da pele com teor de água em equilíbrio, evitando assim o ressecamento.

(imagem ilustrativa do manto hidrolipidico )

bbb

DESEQUILÍBRIO

Quando ocorre no caso do couro cabeludo, devido a distúrbios hormonais, banhos com água muito quente pelo uso de produtos inadequados que contém na composição, óleos, manteigas, bases em cremes,  p.H inadequado (extremamente ácidos ou alcalinos) estas substâncias podem ser incompatíveis com a condição de pele que fisiologicamente já tem tendência a maior produção de oleosidade e inicia então o desequilíbrio e a descamação  passa a ser  excessiva  ocorrendo a caspa branca.

A CASPA BRANCA  é renovação (descamação) do couro cabeludo e é formada por germes que vivem sobre o couro cabeludo , mas que em condições normais da pele os mesmos protegem a pele de outros agressores que possam “atacar” a pele.

Este tipo de caspa não é inflamatória , somente descama.

 (imagem ilustrativa do couro cabeludo com descamação - caspa  branca em floco)

Manifesta ao pentear, ou simplesmente ao passar as mãos nos fios.

Não é contagiosa  nem  transmissível  quando usamos o pente de outra pessoa, (mas manter higienizados pentes e escovas é o mais indicado).

Mas é importante manter em condições fisiológicas adequadas ,pois caso ela permaneça sobre o couro cabeludo poderá asfixiar o  orifício onde ocorre a saída dos fios no couro cabeludo desencadeando o enfraquecimento dos fios e posterior queda.


nnn

DICA BELLKEY PROFESSIONAL

Porém outros tipos de caspa podem ocorrer  caso  a higienização do couro cabeludo que está com a caspa branca não ocorrer de maneira correta.

CASO SEJA OBSERVADO OUTRO TIPO DE CASPA NO COURO CABELUDO, UM ´MEDICO DERMATOLOGISTA DEVERÁ SER CONSULTADO.

Que tipo de produto utilizar para caspa do tipo em flocos?

  • Como neste tipo de caspa não há agente fungico, higienizar os cabelos  com shampoos com formulações  para limpeza será o suficiente.
  • No mercado está disponível inúmeras alternativas.
  • Mas vale lembrar que o shampoo deve ter p.H  fisiológico adequado ao couro cabeludo.
  •  5.5 p.H do couro cabeludo .

Modo de lavar:

  • Molhar os fios, depositar sobre a palma das mãos quantidade suficiente se shampoo e distribuir sobre o couro cabeludo, na sequência posicionar os dígitos (pontas dos dedos ) sobre o couro cabeludo e realizar movimentos de vaie vem e circulares, sem excesso,  logo após deixar o produto na pausa de 2 a 5 minutos  e remover completamente com água. 
  • Caso necessário reaplicar.
  • OBS: caso os cabelos (comprimento e pontas sejam muito ressecados:
  • Aplicar da seguinte forma:
  •         Aplicar o shampoo para o couro cabeludo e executar os movimentos já mencionados acima (NÃO REMOVER), depositar sobre a palma de uma das mãos um shampoo para cabelos com ressecamento e distribuir nas regiões de comprimento e pontas (no sentido do comprimento) realizar movimentos de enluvamento, jamais esfregar. Apos completar a pausa das raízes remover completamente e dar continuidade com a aplicação de máscara ou condicionador  (somente no comprimento e pontas), após pausa remover totalmente o produto com água morna sempre!
  •         Finalizada a higienização , aplicar um leave-in para proteção dos fios contra agreções de calor de chapinhas secadores ou mesmo do efeito solar.
  •         Modelar conforme desejo da cliente.

DICA BELLKEY PROFESSIONAL

Cláudia Barboza 

    24-09-2019

Ainda precisa de ajuda? Contate Contate