Porque as raizes dos cabelos ficam oleosas?

(Imagem ilustrativa)

Raízes oleosas:

  • Fatores fisiológicos: desequilíbrio hormonal que levam a glândula sudorípara (responsável pelo suor e a sebácea  sebo em excesso).
  • Produtos inadequados: shampoo com excesso de composições oleosas, cremes e condicionadores;
  • Processos químicos inadequados (produtos que apenas devem entrar em contato com o fio e são aplicados no couro cabeludo);
  • Banhos muito quentes;
  • Atenção na frequência da lavagem;

 (imagem ilustrativa)

Nem sempre ter oleosidade nas raízes é ruim, o excesso sim é  desagradável.

A oleosidade do couro cabeludo tem papel importante para o couro cabeludo e para os cabelos.

O grande benefício é manter o couro cabeludo lubrificado e ao pentear ou passar as mãos nos fios esta oleosidade é distribuída no fio de cabelos fazendo com que os fios fiquem brilhantes e sedosos.

Antes de processos químicos a oleosidade é extremamente importante, pois protege o couro cabeludo contra a agressão da desigualdade de p.H ENTRE o produto e a pele. Que pode levar a irritação e em casos mais graves desencadear alergias moderadas a severa.

(Imagens ilustrativas)

Cabelos mistos

  • Raiz oleosa:  (excesso de oleosidade )
  • Pontas secas:  falta de lubrificação na extensão dos fios;

Indicação para cabelos com raízes oleosas

  • Cabelos com as raízes oleosas é importante que a lavagem seja realizada com  água em temperatura morna (nunca quente), a água quente  remove em excesso o sebo do couro cabeludo (isto faz com que a células defensoras do organismo reconheçam como uma agressividade ao couro cabeludo e neste momento acionam a glândula sebácea e sudorípara que iniciam a  produção imediata  de sebo e suor  causando ainda mais oleosidade.

(Imagem ilustrativa)

  • Shampoos específicos para raízes oleosas:  realizam a remoção somente do excesso de oleosidade, pois contem ativos destinados a esta função.
  • Comprimento e pontas: remove o sebo que recobre os fios e é importantíssimo, pois, é importante para manutenção do brilho e facilita o pentear dos fios. Sem ele os fios começam a perder a forma, brilho e o frizz aumentam.
  • Shampoo para cabelos ressecados, nutrição, reconstrução auxiliam  e evitam que os cabelos  apresentem sinais de desidratação, ressecamento.
  • Frequência ideal  entre lavagens: Não existe uma quantidade de lavagens  exatas para evitar ou controlar a oleosidade, IMPORTANTE É  VERIFICAR o tipo de produto aplicado e PRINCIPALMENTE  ao lavar os cabelos, evitar   a aplicação do shampoo carias vezes na mesma lavagem; pois AO CONTRÁRIO DO QUE SE IMAGINA ISTO LEVARÁ A PRODUÇÃO AINDA MAIOR DE OLEOSIDADE.

DICA  BELLKEY PROFESSIONAL

(Caso seus cabelos sejam lavados diariamente, após aplicar o shampoo, verificar se o mesmo fez espuma Não é necessário ser espuma em excesso) se isto ocorreu não será necessário reaplicar, está espuma identifica que o que havia de resíduo no couro cabeludo e fio, foi removido.

Como higienizar os fios quando a raízes foram oleosas e o comprimento e pontas secas:

Pode parecer estranho lavar os cabelos com dois tipos de produtos porem:

Cada uma das regiões necessitam de tratamentos diferentes

  •  Raiz não requer produtos com óleos
  •  Pontas secas: necessitam ativos oleosos

Modo de aplicação:.

  • Raizes: Após molhar os cabelos: aplicar quantidade suficiente de shampoo contra oleosidade na palma de uma das mãos e distribua na região da raiz, com os dígitos dos dedos apoiando-os sobre o couro cabeludo e assim iniciar a massagem no couro cabeludo e  não remover o produto.
  • Comprimento e pontas: Sobre a palma das mãos distribuir quantidade suficiente de shampoo para comprimento e pontas e aplicar sobre os fios a partir da região que esta depositado o shampoo das raízes, (comprimento e pontas), em forma de enluvamento, a pausa deve ser de no mínimo 2 minutos.
  • Lembre-se, que se o shampoo fez espuma indica que  realizou a função de limpeza. Já pode ser removido e será opcional reaplica-lo;
  •  Após a pausa remover completamente e caso a intensão seja tratamento, aplicar máscara somente no comprimento e pontas, e deixar em pausa conforme indicação do produto. Remover após pausa. Caso necessário aplicar condicionador (aplicar somente no comprimento e pontas) deixar em pausa de na sequência remover.Após remoção tirar a umidade com toalha e finalizar com a aplicação de modelador (LEAVE-IN) e não remover. Secar como de costume

                                DICA BELLKEY PROFESSIONAL

CLÁUDIA BARBOZA

23-09-2019

Ainda precisa de ajuda? Contate Contate