O que são pigmentos difusos e granulosos no cabelos


 Imagem Ilustrativa

Pigmentos Difusos : Amarelos

Eumelanina : Vermelhos 

Feumelanina: Alaranjados

Cutícula: è a parte externa dos fios , esta região  tem principal função, PROTEGER A REGIÃO INTERNA  O CORTEX  de danos como sol, mar,  químicas, processos térmicos  (chapinha, secadores) e  mecânicos  ( escovar, prender ).

 Cutícula (Imagem ilustrativa)

Cortex:

É  dentro do córtex que ocorre a penetração  de  alguns tipos de colorações e onde elas realizam suas funções, também nesta região  ocorre processos de  descoloração, alisamento s definitivos alguns dos tipos de progressivos. Logo abaixo,a  primeira imagem demostra a formação do córtex, a segunda  imagem demosntra  a cutícula sendo dilatada (aberta) e a molécula de cor penetrando no interior dos fios indo em direção do córtex para ocorrer a oxidação e mudança da cor.

Cortex

Imagens ilustrativas   (DIREITOS AUTORAIS -  ASK EDUCATION E KOSMOCIENSCE)

Córtex 

Fundo de clareamento.

O fundo  de clareamento são aqueles reflexos indesejados  quando os cabelos são coloridos com cores naturais  e apresentam nuances acobreadas, avermelhadas , alaranjado dourado, dourados  muito intensos a claros.

Cada altura de tom tem um fundo de clareamento:

VERMELHOS: EM CABELOS CASTANHOS , são granulos grandes e encontrados e grande quantidade,  e são muito aglomerados e por isto nos casos de descolorações em cabelos escuros aparecem um poucos minutos após o descolorante entrar em contato com os fios, também aparecem quando os cabelos escuros  são expostos ao sol por exemplo e aos poucos tornan-se avermelhados, bordos e até mesmo um tom de arroxeado;

ALARANJADOS: São revelados EM CABELOSD LOIROS ESCURO E MÉDIO são encontrados em quantidades menores que os avermelhados, também são  de tamanho grandes, porém mais espalhados nos fios e portanto dependendo do oxidante aplicado e do oxidante  eles são difíceis de remover. (este é apenas um dos  motivos para ser difícil a remoção);

AMARELOS (DOURADOS ):  EM CABELOS LOIROS ENTRE  LOURO CLARO E MUITO CLARO., são pigmentos que em relação aos vermelhos, acobreados são infinitamente em menor quantidade  e muito dispersos nos fios ( muito esparramados), portanto no caso de uma descoloração dependendo da volumagem o tipo de pó descolorante e condições estruturais dos fios é muito difícil de ser captado. Não é uma regra.

METÁFOTA: Vamos imaginar que você está em frente a uma laranjeira (pé de laranja) e apenas estica seu braço para colher uma das laranjas, porém existem tantas outras  próximas,  ESTAS LARANJAS SERIAM DENTRO DO CORTEX AS MELANINAS VERMELHAS;    já as melaninas de cor laranja seríam as laranjas  que seus braços teem um pouco mais dificuldade de pegar, e  já as MELNINAS AMARELAS  seriam as laranjas que estão no topo da laranjeira  aquelas que teríamos que colocar  uma escada para podermos alcalça-las...  e  assim acontece nos cabelos muitas vezes mesmo com escada não conseguimos  alcançar todas as "laranjas"  ( melaninas) . No cabelo seria aquela situação em que mesmo deixando mais tempo o descolorante, reaplicando, o amarelo dos fios continuam com tom de amarelo.

O fundo de clareamento está localizado no interior do cortex e é aquele pigmento que em geral não é visto com facilidade porém,  influência diretamente na coloração e descoloração.

No  processo de coloração, aparece ao finalizarmos todo o procedimento ao modelarmos os fios, e na   descoloração ainda durante o processo, 

Medula:

Região central dos fios, porém os estudos mostram que não tem uma função significativa.

Imagem ilustrativa


Córtex

Fundo de clareamento.

O fundo de clareamento é aquele pigmento que em geral não é visto porem  influencia diretamente na coloração e descoloração.

Na coloração, aparece ao finalizarmos todo o processo após da descoloração, quando secamos e modelamos os fios... eles são aqueles reflexos indesejados  quando os cabelos são coloridos com cores naturais  e apresentam nuances acobreadas, avermelhadas , alaranjado dourado, dourados  muito intensos a claros.

Os fundos de clareamento são encontrados dentro dos fios em forma de grânulos,

  • VERMELHOS: EM CABELOS CASTANHOS
  • ALARANJADOS:EM CABELOSD LOIROS ESCURO E MÉDIO
  • AMARELOS (DOURADOS ):  EM CABELOS LOIROS ENTRE  LOURO CLARO E MUITO CLARO.

Medula: Região central dos fios, porém os estudos mostram que não tem uma função significativa.

nnnn

Dicas BELLKEY PROFESSIONAL

Cláudia Barboza.

10/09/2019

Ainda precisa de ajuda? Contate Contate