Quais os tipos disponíveis de materiais para realizar mechas ?

TOUCA PLÁSTICA para  MECHAS

A touca para mechas  esta em alta nos salões de beleza.

TOUCAS PLÁSTICAS necessitam ser aquecidas apos vesti-las na cabeça;

TOUCA DE SILICONE elas necessitam ser muito bem ajustadas na cabeça.

As toucas não vêm com furos, apenas com a marcação de cada um deles,   necessitam ser furadas, mas devem ser furadas antes de colocadas da na beça, com a própia agulha para crochê;; 

Este procedimento pode ser doloroso em alguns casos.

Após puxadas as mechinhas de cabelos através dos furos o pó descolorante é aplicado nos fios, algumas vezes a partir da touca em outros casos em duas etapas, proximo a touca depois do clareamento da região daraiz aplica-se no restante dos fios.

(iMAGENS ILUSTRATIVAS)

AGULHA  para MECHAS 

A agulha de croche é utilizada para retirar os tufos de cabelos que estão embaixo da touca para mechas, a espessura da agulha deve ser fina para tufos finos e média para tufos mais expressivos.

Hoje já existem agulhas definidas como "agulhas para mechas" mudando apenas o formato do cabinho.

(imagem ilustrativa)

PLAQUETE  DENTADA

A plaquete dentada em geral é de material plástico ou mesmo acrílico.

Este tipo de  plaquete é indicado quando o profissional decidir por realizar a técnica de mão livre  onde a plaquete auxilia na aplicação do pó descolorante como se fosse um pente  distribuindo o descolorante em pequenos tufos que ficaram soltos sobre os fios da camada abaixo;

(Imagem Ilustrativa)

PLAQUETE LISA E LONGA

A plaquete longapoderá ser encontrada em materiais pl´sticos ou acrilico;

Esta plaquete servira como apóio do papel alumínio  ou plstico cristal em técnicas de mechas.

As lâminas de papel ou papel cristal são colocadas sobre oa plaquete e logo a pós a borda da plaquete  é posicionada junto ao couro cabeludo e o descolorante é distribuido, na sequência ela a  (plaquete) é removida  onde estava (sob o papel) e o papel ficará protegendo os fios que não receberam descolorante);

(Imagem ilustrativa)


PENTE  para  MECHAS

O pente para fazer mechas é uma ferramenta moderna e diferente do que se parecerá  muito fácil de manusear;

Como demonstra  a imagem, posicione o pente sobre uma lâmina de cabelos  ( mais ou menos) com 2 centímetros de espessura, forçando o  pente até que ela penetre o mais profundo na espessura da mecha, na sequência, você vera que formaram-se mechinhas , com o dedo indicador, separe estas mechinhas e solte o restante (estes tufinhos podem ser  posicionados sobre o  papel alumínio e na sequência receber o pó descolorante), realize desta forma em toda a cabeleira.

PAPEL  ALUMÍNIO para MECHAS

O PAPELA ALUMÍNIO É APLICADO PARA PROTEÇÃO DAS MECHAS, LÂMINAS DE CABELOS E ASSIM EVITA QUE  durante o procedimento de aplicação de descolorante os cabelos que não recebem o produto possam manchar, também facilita  para cabeleireiros iniciantes que por falta de pratica em alguns casos podem saturar os fios de produto e vir a manchaar.

Os papeis alumínio podem ser encontrados em lojas de produtos de beleza, em caixinhas e já cortados  ou em rolos, 

OBSERVAÇÃO:

Cuidado ao comprar alumínio de marcas não conhecidas em mercados e lojinhas, eles podem  ser fabricados de materiais de baixa qualidade e ao aplicar o descolorante ou mesmo coloração reagem com a química e furam , manchando os cabelos que não receberam descoloração.

Este tipo de papel, ao ser utilizado não deve ser utilizado ou lavado para utilização em outros processos de mechas, pois pode ocorrer de no momento da lavagem danificar e vir a rasgar ou mesmo furar na próxima utilização.


PLÁSTICO para MECHAS Reutilizável

O Plástico para mechas  é utilizado para envolver as lâminas de cabelos que recebem descoloração ou mesmo colorações, evitando que  durante o procedimento de aplicação de descolorante os cabelos que não recebem o produto possam manchar, também facilita  para cabeleireiros iniciantes que por falta de pratica  podem  saturar os fios  com descolorante ou coloração e manchar  os fios que não receberam produto.

Este plástico pode ser lavado com água e sabão neutro e reutilizado.

Para aplicação do plástico:

  •   primeiro separar a lâmina  de cabelo a receber o produto descolorante,
  •   segundo: na sequência a lâmina plástica deverá ser  posicionando na raiz dos cabelos abaixo da mecha selecionada,
  • terceiro: aplicar o descolorante nos fios que estão sobre a lâmina plástica.;
  • quarto: Colocar a outra parte do velcro sobre  a lâmina que já esta embaixo da mecha de cabelos e lacrar a extremidade que esta junto a raiz.
  • quinto:  qunado os cabelos clarearem  na altura de tom desejada, puxe suavemente as duas lãminas plãsticas  até deslizar  e liberar-se dos fios.

(Imagem ilustrativa)


 PINCEIS COLORIDOS PARA IDENTIFICAR CADA COR  DE COLORAÇÃO

Os pinceis coloridos identificam  as cores a serem aplicadas nos fios, visto que em algumas marcas de colorações quando oxidadas mesmo em cores diferentes se tornam iguais dificultando  a aplicação na sequanêcia de cores.

 CUMBUCAS COLORIDAS

As cumbucas coloridoas facilitam a visualização de cores diferentes quando se esta realizando a aplicação em processo de mechas com várias tonalidades ( evitando assim a aplicação da cor errada nas mechas)

Imagem

PAPEL CRISTAL para MECHAS    

O Papel Cristal é uma das opções para se proteger  as mechas selecionadas para descoloração ou colorações em processos de mecha, ele possibilita visualizar o clareamento, evitando abrir os papeis para verificarmos se a altura de tom necessária já foi alcançada.

O Plapel  Cristal, poderá ser encontrado em rolos ou em pacotes contenso entre 50  ou mais unidades que já vem cortados e em tamanho próprio para utilização. 

(Imagem Ilustrativa) 

PAPEL ALUMÍNIO COLORIDO para MECHAS

O Papel alumínio colorido é uma das opções para se proteger  as mechas selecionadas para descoloração ou colorações em processos de mecha, ele possibilita organizar o trabalho em mechas coloridas em casos onde se há necessidade de retirar um papel antes do outro.

(Imagem Ilustrativa)

ROLLER MECHAS

Inicialmente

  1. O ROLLER = VEM SEPARDO DA PLACA, INICIALMNET EDEVE-SE  ENCAIXA-LÓ NA PONTA DA PLACA E LEVA-LO ATE A OUTRA EXTREMIDADE
  2.  de cabelo no sentido levemente  diagonal,
  3. Posicione  a ponta da plaquete, junto ao couro cabeludo e embaixo da mecha de cabelo, segure  a outra ponta (que está com o roller preso através de um clips), agora aplique o pó descolorante. Aperte na sequência o clips que prende o roller ELE IRÁ ROLAR  SOBRE A PLAQUETE E SE AJUSTAR AUTOMATICAMENTE  JUNTO DA RAIZ DOS CABELOS.

 SELECT MECHAS NEW HAIR TOOL

  As PLACAS DE  SELECT MECHAS, vem em plaquinhas transparentes  com furinhos;

Como utiliza-las?

Separe uma lâmina interia de cabelos que compreenda a largura da plaquinha transparente de select mechas na sequência posicione a lâmina de papel alumínio sobre a lâmina de cabelos selecionada e sobre a lamina de alumínio posicione a plaquinha  SELEC MECHAS bem próximo a raiz e com uma agulha de crochê ou mesmo a agulha que virá junto com o KIT SELECT MECHAS coloque a ponta da agulha no furinho da plaquinha até sentir que encostou na lâmina de cabelo e puxe (ira sair um tufinho de cabelos), faça isto no restante dos furinhos, repetir este mesmo procedimento em toda a cabeleira.

(Imagem ilustrativa)

MECHAS COM  PENTE CLIPS 

A mecha CLIPS   e um kit contendo um pente e   8  clips, os clips vem separados do pente  e que são encaixados no pente.

Como demonstra a imagem, posicione o pente sobre uma lâmina de cabelos  ( mais ou menos) com 2 centímetros de espessura, forçando o  pente até que ela penetre o mais profundo na espessura da mecha, na sequência, você vera que formaram-se mechinhas  ao formar as mechinha levante suavemente o pente até que as mechas sejam separadas do restante dos cabelos,  na sequência coloque o papel aluminio embaixo e depois aplique o descolorante, realize desta forma em toda a cabeleira.

(Imagem ilustrativa)

CLÁUDIA BARBOZA

Elaboração do Texto

Montagem das imagens.

05/12/2019

Ainda precisa de ajuda? Contate Contate