O que é dermatite ?


   Dermatite no couro cabeludo

                                               

A pele

A pele seja ela,  a que reveste o corpo ou o couro cabeludo é o mesmo órgão e tem um p.H em torno de 5 a 5.5.

Portanto quando todo e qualquer produto ao entrar em contato com ela causa  uma resposta interna ao organismo com o sinal de alerta , e neste  momento células defensores  iniciam a “verificação” se o produto que foi aplicado não causará danos a mesma.

Por  isto é   imprescindível a realização do teste de contato com a pele antes da aplicação de produtos para uso capilar, pois hoje o mercado disponibiliza uma variedade de produtos com componentes  extremamente ácido ou alcalinos em relação a pele e geralmente produtos que são destinados a aplicação nos cabelos,  na maioria das vezes entram em contato com o couro cabeludo, porém nem todos eles deveriam  já que são destinados aos fios, porém  nem todas as embalagens  de  produtos cosméticos para cabelos   que tem  algum grau de risco, vem esta expecificação.

não deve entrar em contato com o couro cabeludo ou  aplicar distante do couro cabeludo pois caso contrario poderá causar irritação , determatite de contato ou mesmo desencadear alergia.

Sem estas informações e a necessidade que muitas clientes tem em alisar os cabelos desde a raiz, algumas profissionais ainda inexperientes na profissão acabam por aplicar grande quantidade de produto nos fios próximos a raiz e os mesmos  escorrem  o excesso para o couro cabeludo.

Vamos imaginar que o produto seja apenas um creme para tratamento, este não causará maiores danos, PORÉM se esta aplicação for  um produto como tioglicolato com p.H em torno de 10  a 11 ou uma guanidina  com p.H que chegam a p.H 13 e os mais mais  hoje no mercado como as escovas progressivas com p.H por volta de 0,89 ate 1.5  podem causar danos desde uma dermatite por contato e até mesmo uma alergia gravíssima  quer poderá acarretar em danos irreversíveis como perda dos fios na região malucada.

                   No caso da Dermatite de contato

                                          

Dermatite de contato ou eczema de contato é uma reação inflamatória que ocorre devido ao contato da pele com um agente irritativo (eczema por irritante primário) ou que cause alergia (eczema alérgico).

Dermatite de contato por irritante primário  se dá   pela aplicação  direta do produto  sobre a pele, que a danifica e desencadeia a reação.

 Ela pode ser:

Agudo: quando a substância causadora tem concentração alta e a resposta é imediata à exposição. É o caso do contato da pele com ácidos fortes (escovas progressivas).

Crônico: ocorre quando ocorre a aplicação de determinado produto sobre a pele repetidamente a o contato de substâncias  irritativas de baixa concentração, porém provoca  um dano cumulativo ou seja a cada vez que entrar em contato como determinada substância o organismo  vai sendo sensibilizado ao ponto de em algum momento acontecer uma manifestação violenta  ao simples contato com a substância irritativa.

    A aplicação sem o uso de luvas em de escovas progressivas com

p. H muito baixos  ou de pós descolorantes com p. H alcalinos e com o tempo acontece de a pele ficar tão sensibilizada ao contato que será impossível manusear sem grandes consequências  irritantes  ou até alérgicos.  

Produtos que podem desencadear a dermatite de contato no couro cabeludo

  • Produtos de p.h muito baixo  = escovas progressivas, shampoos com apelo de alisante 
  • Produtos alcalinos: shampoos com p.H extremamente alcanlino ao couro cabeludo, produtos para escovas definitivas (tioglicolato de amônia), alisantes como guanidina , hidroxido de sódio  e os descolorantes .
  •  Colorações , mesmo aquelas de boa qualidade podem ocasionar dermatites de contato que vão sensibilizando o organismo a ponto de não poderem ser mais aplicadas.

Em casos mais graves

Ocorre a eczema de contato alérgico, quando alguma substância alérgica ( aquele que causa alergia) entra em contato direto com a pele e passa a ser reconhecida como um corpo estranho , e imediatamente o organismo reage produzindo  como combate, uma resposta imunológica.

Algumas formas  para identificar a Dermatite de contato

 Fase aguda:

  •   Vermelhidão
  •   Inchaço
  •   Formação de vesículas (pequenas bolhas)
  •   Bolhas e secreção

Após a primeira fase da manifestação ocorre  na sequencia:

  •  Crosta e pode descamar

E em fase já subaguda: torna-se crônico

  •  Espessamento da pele
  •  Coceira nesta e em todas as fases ( intenso ou moderado)

Cláudia Barboza

17/04/2019

Ainda precisa de ajuda? Contate Contate