Porque as raizes dos cabelos ficam oleosas mesmo após a lavagem?

 Raizes oleosas causam muito desconforte.


 O que é a oleosidade da pele  e couro cabeludo? 

O couro cabeludo é uma das camadas da pele e é conhecida como camada córnea,  tem papel importantissimo para proteção interna  todas as vezes em que todo e  qualquer  produto é depositado sobre ela, ou seja, desde um  simples shampoo, cremes, mascaras, condicionadores, produtos para alisamento  (ácido ou alcalino).

E quando aplicamos podutos que não contenham o p.H "confortável" ou ideal,  que irá variar  entre ( p.H5 a 5,5),    nos banhos de água  quentes  haverá o ressecamento e   será como se  a glândula do sebo parasse de produzir o seu material principal (sebo) tendo como sintoma  a descamação  que tem aparencia de  "farinha branca.

Esta região da pele  possui um mecanismo de controle  que ocorre em condições normais, sendo que  o tempo desta renovação nestas condições varia de duas a quatro semana. 

A oleosidade também tem papel importante no couro cabeludo para manter o (equilíbrio hídrico), ou seja  água no interior da pele, mas não para por ai ela é   fundamental   para o fio de cabelo, pois sem ela o fio desidrata e fica muito ressecado causando danos  com o passar do tempo e aspecto muito feito aos fios.

Porém vários  aspectos estão envolvidos  nesta regulação  da quantidade de sebvo que esta no couro cabeludo, portanto a "culpa" não é somente da "vilã" glândula sebácea como responsável deste excesso de engorduramento do couro cabeludo e parte da extensão dos fios.

Também ocorre durante o processo onde a o sebo se desloca em sentido a superfície da pele  como exemplo:

Oxidativos.: PROCESSO DE DEGRADAÇÃO DESTES LIPÍDEOS ( popularmente chamadas gorduras ou óleos);

Micro organismos: propionibacterim acnes  e dentro do canal do sebo temos o STAPHYLOCOCCUS EPIDERMIDIS.

Na pele  oleosa  pode  estar ocorrendo  a produção acentuada deste sebo.

Existem alguns outros  fatores fisiológicos  que podem  desencadear  a oleosidade excessiva?

SIM!

Na maioria das vezes, mas sem  generalizar, a falta de diagnóstico e conhecimento sobre a pele e os cabelos  é que leva ao uso inadequado de substâncias que desencadeiam o desequilíbrio e o excesso de oleosidade e também a falta ( porém a falta de oleosidade não é o foco aqui).

(Imagens retiradas da internet) 

Quais os cuidados diários que deve-se ter  para lavar os cabelos?

Não há certo ou errado quando o tema é  quantas vezes são necessárias para   lavar os cabelos por semana e nem tão pouco quantas vezes é o certo aplicar  shampoo em cada uma das lavagens. Só temos que observar como o couro cabeludo esta "respondendo a aplicação destes produtos.

Porém  há de convir que  tudo que se faz em excesso não faz bem. E no caso de couro cabeludo oleoso e pontas secas, aplicar o shampoo incorreto pode  piorar a situação. 

Muitas vezes, aplicamos shampoos,inadequados ao couro cabeludo,  porem adequado ao fio de cabelo.

Fio de cabelo tem uma necessidade  e o couro cabeludo tem outra

O shampoo escolhido deve se adaptar ao couro cabeludo, mas outros fatores são primordiais como  a água do banho deve ser de morna a fria,  não esfregar demais o couro cabeluo, usar shampoos com indicações  adequadas a condição do couro cabeludo.

. Portanto para oleosidade do couro cabeludo , deve-se aplicar  um tipo de  shampoo adequado a esta região e outro para o fio,   pois provavelmente  o shampoo que esta sendo aplicado tem a finalidade de  cuidar dos cabelos especificamente.


Dica Bellkey Professional

                                                                                              LINHA HOMe

                                                                           Manutenção para raizes oleosas

Cláudia Barboza

15/04/2019

Ainda precisa de ajuda? Contate Contate