Porque as raizes dos cabelos ficam oleosas mesmo após a lavagem?
Raizes oleosas causam muito desconforte.
O que é a oleosidade da pele e couro cabeludo?
O couro cabeludo é uma das camadas da pele e é conhecida como camada córnea, tem papel importantissimo para proteção interna todas as vezes em que todo e qualquer produto é depositado sobre ela, ou seja, desde um simples shampoo, cremes, mascaras, condicionadores, produtos para alisamento (ácido ou alcalino).
E quando aplicamos podutos que não contenham o p.H "confortável" ou ideal, que irá variar entre ( p.H5 a 5,5), nos banhos de água quentes haverá o ressecamento e será como se a glândula do sebo parasse de produzir o seu material principal (sebo) tendo como sintoma a descamação que tem aparencia de "farinha branca.
Esta região da pele possui um mecanismo de controle que ocorre em condições normais, sendo que o tempo desta renovação nestas condições varia de duas a quatro semana.
A oleosidade também tem papel importante no couro cabeludo para manter o (equilíbrio hídrico), ou seja água no interior da pele, mas não para por ai ela é fundamental para o fio de cabelo, pois sem ela o fio desidrata e fica muito ressecado causando danos com o passar do tempo e aspecto muito feito aos fios.
Porém vários aspectos estão envolvidos nesta regulação da quantidade de sebvo que esta no couro cabeludo, portanto a "culpa" não é somente da "vilã" glândula sebácea como responsável deste excesso de engorduramento do couro cabeludo e parte da extensão dos fios.
Também ocorre durante o processo onde a o sebo se desloca em sentido a superfície da pele como exemplo:
Oxidativos.: PROCESSO DE DEGRADAÇÃO DESTES LIPÍDEOS ( popularmente chamadas gorduras ou óleos);
Micro organismos: propionibacterim acnes e dentro do canal do sebo temos o STAPHYLOCOCCUS EPIDERMIDIS.
Na pele oleosa pode estar ocorrendo a produção acentuada deste sebo.
Existem alguns outros fatores fisiológicos que podem desencadear a oleosidade excessiva?
SIM!
Na maioria das vezes, mas sem generalizar, a falta de diagnóstico e conhecimento sobre a pele e os cabelos é que leva ao uso inadequado de substâncias que desencadeiam o desequilíbrio e o excesso de oleosidade e também a falta ( porém a falta de oleosidade não é o foco aqui).
(Imagens retiradas da internet)
Quais os cuidados diários que deve-se ter para lavar os cabelos?
Não há certo ou errado quando o tema é quantas vezes são necessárias para lavar os cabelos por semana e nem tão pouco quantas vezes é o certo aplicar shampoo em cada uma das lavagens. Só temos que observar como o couro cabeludo esta "respondendo a aplicação destes produtos.
Porém há de convir que tudo que se faz em excesso não faz bem. E no caso de couro cabeludo oleoso e pontas secas, aplicar o shampoo incorreto pode piorar a situação.
Muitas vezes, aplicamos shampoos,inadequados ao couro cabeludo, porem adequado ao fio de cabelo.
Fio de cabelo tem uma necessidade e o couro cabeludo tem outra.
O shampoo escolhido deve se adaptar ao couro cabeludo, mas outros fatores são primordiais como a água do banho deve ser de morna a fria, não esfregar demais o couro cabeluo, usar shampoos com indicações adequadas a condição do couro cabeludo.
. Portanto para oleosidade do couro cabeludo , deve-se aplicar um tipo de shampoo adequado a esta região e outro para o fio, pois provavelmente o shampoo que esta sendo aplicado tem a finalidade de cuidar dos cabelos especificamente.
Dica Bellkey Professional
LINHA HOMe
Manutenção para raizes oleosas
Cláudia Barboza
15/04/2019