Como fazer mechas invertidas em gravidas?


(Imagem retirada da internet)

                                                                                     Mecha invertida

( IMAGENS APENAS ILUSTRATIVAS,  RETIRADAS DA INTERNET)

,,,


A mecha invertida é uma ótima opção para as gravidas, pois, possibilitam e evitam que a futura mamãe passe ao longo dos (9) nove  meses com a raiz  e boa parte do comprimento escuro e a região onde coloriam, descoloriam ou ate mesmo realizavam mechas extremamente marcadas , levando ao extremo desconforto estético.  

As mechas escuras farão “mal” ao bebe ou a mamãe?

x     Todo cuidado deve ser levado em consideração quando o assunto são as futuras mamães.

x     Para isto é necessário escolher minunciosamente todos os itens que serão aplicados nos cabelos das mamães para proteção do (s) bebe(s).

x     È importante que a pele, no caso do couro cabeludo entre o mínimo possível em contado com produtos químicos como colorantes, descolorantes, oxidantes entre outros produtos disponíveis no mercado com a finalidade de mudança de cor e estrutura dos fios.

Porque deve-se evitar o contato com produtos químicos no couro cabeludo?

x     O couro cabeludo compõe parte da pele que cobre o corpo e nela são encontrados pequenos (orifícios) chamados de poros que podem absorver produtos químicos aplicados sobre a pele.

x     Porém não há até o momento estudos que comprovem exatamente o que acontece com produtos aplicados no couro cabeludo, pois futuras mamães não colocariam a si mesma ou seus bebes em risco para tais experiências. .

x      Por este motivo não é indicado à aplicação de químicas durante a gravides, porém segundo a ANVISA (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária) que no Brasil controla os cosméticos entro outros produtos, o profissional médico devera ser consultado sempre que a cliente desejar realizar qualquer procedimento mesmo estético (no caso a química capilar), levando consigo, desde embalagens do produto que será aplicado, bem como a formulação contida em frascos, para analise e posterior liberação ou não do procedimento.

O que deve ser feito para evitar a aplicação de colorações, tonalisantes descolorantes, oxidantes  diretamente no couro cabeludo.

  • No caso de grávidas e lactentes ( mamães em período de amamentação), NÃO É ACONSELHADA A APLICAÇÃO DIRETA DE PRODUTOS NO COURO CABELUDO, portanto, técnicas que permitam aplicar, colorantes, descolorantes, e tonalizante a certa distância do couro cabeludo são as mais indicadas.

Quais técnica podem ser indicadas para minimizar a diferença entre raiz em crescimento e os cabelos já mechados ou  totalmente descoloridos no período  em que a mulher esta grávida?

  • Luzes invertidas, no caso se os cabelos estão claros, mechas em espessuras diferentes podem ser realizadas e nelas aplica-se um tonalizante de preferencia com a cor natural dos cabelos, para que possa minimizar a diferença da cor natural e a cor química;

OBSERVAÇÃO

  • Em muitos casos a grávida  ao ouvir que  a mecha invertida é a opção mais indicada, solicita ao profissional  ao invés da cor natural ou até um tom que tenda a marrom.

QUAL O PROBLEMA DA APLICAÇÃO DE UMA COR NA MECHA INVERTIDA QUE NÃO SEJA A DE CRESCIMETNO NATURAL DA CLIENTE?

  • Devemos lembrar a cliente que a cada mês os cabelos irão crescer em torno de 1 a 1,5 centímetros, totalizando ao final de  9 meses entre 9  a 13 centímetros de crescimento, que estarão com uma cor que não  será é o seu natural,  acrescentada do  natural e a cor que já havia sido aplicada através de  mechas ou mesmo uma coloração mais clara; totalizando três cores  que serão em forma de degrade e nada harmônica.

Portanto, quanto mais próximo ao natural menos terá que realizar retoques e mais praticidade terá neste período onde toda a atenção está voltada ao bebe. 

                                 Como aplicar as mechas invertidas?

  1. Preparo da cliente

               1.1     Após posicionar a cliente na cadeira, colocar sobre o ombro, toalha, capa para proteção da química;

               1.2    È muito importante que a sala (ambiente) onde a GRÁVIDA será atendida tenha boa ventilação e que a mesma permaneça distante de outras pessoas que possam estar realizando alguma química que possa liberar odores fortes.

               1.3    Na sequência, separar os cabelos em quadrantes: laterais esquerda e direita, topo da cabeça, nuca inferior e nuca superior e prender;

    2. Preparo do produto

              2.1 Numa cumbuca adicionar 30 gramas de tonalizante (6) louro escuro  e 2 lineares de corretor cobre (0/4) , 30 gramas de tonalizante 7.11 louro médio cinza intenso  e 60 ml de oxidante  10 volumes ou emulsão reveladora e misturar até obter uma mistura homogênea.

    3.  Aplicação

                      (A escolha da técnica aplicada fica a critério do profissional, aqui será aplicada a técnica de mechas costuradas, (neste caso manterá a cor natural da raiz e  evitará o contato da química com o couro cabeludo da Grávida).

               3.1  Separação para aplicação:

                       3.1.1    Na região da nuca separar mechas em lâminas (transparência) com espessura de 2 centímetros no máximo e a largura será conforme  a linha do (V) que será traçada a partir  da linha da  uca até a região frontal (mechas com largura mais fina mantém  a naturalidade dos cabelos);

                       3.1.2    Na sequencia iniciando na nuca, dividir a nuca ao meio no sentido (V)  e após realizar esta divisão separar a partir da  metade do (V) uma lâmina ou transparência e  com auxilio de pente para penteado (dentes muito finos e próximos), posicionando o pente sobre a mecha, retirar pequenos tufos de cabelos como se estivesse costurando por cima e pior baixo a metade do ( V),separando pequemos  tufos  com o cabo do  pente e a seguir os tufos  devem ser colocados sobre o papel alumínio ou papel para mechas e   pincelados com auxílio de pincel, iniciando próximo  da região  da raiz (porém sem aplicar produto na raiz) distribuir  a mistura de tonalizante  que está  reservada na cumbuca, este procedimento deve ser realizado em todas as mechas da sequência e ao final quando grande parte dos cabelos estiverem envolvidos com tonalizante e envoltos no papel para mechas, iniciar o tempo de pausa.

(Imagens ilustrativas)

lll

             4.1  Tempo de pausa

                         4.1.1    A pausa será de 45 minutos;


            4.2  Tratamento

                        4.2.2  Após o tempo de pausa o produto deverá ser removido completamente dos fios com auxílio de água morna, NESTA                                              ETAPA É IMPORTANTE NÃO EMULSIONAR NEM ESFREGAR O TONALIZANTE NOS FIOS.

                       4.2.3   Na sequência, aplicar shampoo para tratamento da cor (apenas uma aplicação e suave emulsionar na região do couro cabeludo para evitar que resíduo do produto possa permanecer em contato com a pele da grávida). Na sequência aplicar máscara de tratamento para reconstrução dos fios e tratamento da cor, após tempo de pausa conforme o fabricante, remover completamente.


            4.3  Modelagem e finalização

                      4.3.1    Após tratamento, remover o excesso de água com a toalha e aplicar modelador para proteção térmica e da cor. Na sequencia modelar conforme desejo da clientE. 

   Dicas BELLKEY PROFESSIONAL


                                                                 TRATAMENTO, MANUTENÇAO TÉRMICA E DA COR

CLÁUDIA BARBOZA

Elaboração de texto e tabelas

26/02/2019











Ainda precisa de ajuda? Contate Contate