Gravida pode fazer mecha?

HÁ EFEITOS E RISCO À GRÁVIDA OU PARA O BEBÊ.

Pois alguns fatores podem permitir que o produto com determinado ativo, penetre através  da superfície da pele, também há de se levar em consideração o tempo em que o produto permanece sobre ela e a variação que o produto com seu p.H pode acarretar  desequilibrando o próprio p.H da pele ao ficar em contato  e se apele não estiver integra  as “portas” estarão abertas   e o produto (ativo)  terá quase que livre acesso  as camadas internas.

Vale ressaltar que na superfície da pele existe um “manto” chamado MANTO HIDROLIPÍDICO que além de dar elasticidade para a ela também faz com que os cabelos fiquem brilhantes e fáceis de pentear, PORÉM O CONTATO COM PRODUTOS EXTREMAMENTE ALCALINOS OU MUITO ÁCIDOSfaz com que este manto seja dissolvido  e removido e assim  a barreira deixa de existir, FACILITANDO AINDA MAIS A ENTRADA DE SUBSTÂNCIA INDESEJÁVEIS.

A Pele e as vias que o produto podem percorrer  para penetrar

1.       PELE: Orgão que recobre o corpo humano.

1.1  Uma das funções da pele: 

1.1.1 PROTEÇÃO:

PELE FAZ BARREIRA PROTETORA CONTRA os efeitos da RADIAÇÃO SOLARENTRADA DOS PROPRIOS MICRO ORGANISMOS QUE VIVEM SOBRE ELAPOEIRA, e também sobre alguns TIPOS DE PRODUTOS APLICADOS SOBRE ELA, seja no couro cabeludo ou em outras regiões corporais.

1.1.2 A PELE DIVIDI-SE EM :

         Epiderme: camada de superfície, MAS A CHAMAMOS DE  PELE

         Derme: È a camada Intermediária, lá encontramos VEIAS, VASOS E CAPILARES SANGUÍNEOS.

         Hipoderme: è uma camada mais profunda e faz entre algumas funções a proteção dos órgãos.

 As substâncias podem penetrar na pele por algumas vias

Via Epidermal

        Intercelular: Os ativos penetram entre as células da primeira camada da pele a epiderme, contornando-as.

       Trancecular ou intercelular: O produto atravessa pela camada mais externa da pele epiderme, neste caso específico (folículo pilosos), ou seja, o poro do couro cabeludo. Os ativos (substâncias contidas no produto) penetram dentro das células no organismo.   

Via Poro

          Transglandular ou transepidérmica:  pode ocorrer por meio das duas rotas  (intra e inter) celular

          Transfolicular: penetra através do fio de cabelo (folículo pilosos), e após   distribuído nas camadas que compõem a epiderme.

Para penetrar na pele através das vias os cosméticos necessitam ter moléculas que permitam passar pela primeira camada da pele (externa) a epiderme.

Se o ativo “conseguir” penetrar nas camadas da pele o que pode acontecer?

Caso ocorra penetração do ativo, isto poderá ocasionar ABSORÇÃO SISTÉMICA DO ATIVO  QUE COMPÕE  O PRODUTO, E SER DIRECIONADO A CORRENTE SANGUÍNEA.

Onde ocorre a absorção sistêmica do produto?

absorção sistémica acontece na camada da derme, onde são encontrados os vasos sanguíneos, veias, e capilares, onde circula e leva o sangue a todo o corpo, E NA GESTAÇÃO FAZ ALIMENTAÇÃO DO BEBÊ.

(Imagens obtidas através da internet)

Pó Descolorante  -  BELLKEY PROFESSIONAL , PODE SER APLICADO?

Segundo a orientações da Anvisa,  não há uma proibição contra a aplicação em gestantes, porém a ANVISA preconiza que somente   sob orientação médica .

As mechas  farão “mal” ao bebe ou a mamãe?

A  Técnica de mecha  é uma ótima opção para as grávidas, pois, possibilitam e evitam que a futura mamãe passe ao longo dos (9) nove  meses com a raiz  e boa parte do comprimento escuro e a região onde coloriam, descoloriam ou ate mesmo realizavam mechas extremamente marcadas , levando ao extremo desconforto estético.  

  •  Todo cuidado deve ser levado em consideração quando o assunto são as futuras mamães.
  •  Para isto é necessário escolher minunciosamente todos os itens que serão aplicados nos cabelos das mamães para proteção do (s) bebe(s).

 È importante que a pele, no caso do couro cabeludo entre o mínimo possível em contado com produtos químicos como colorantes, descolorantes, oxidantes entre outros produtos disponíveis no mercado com a finalidade de mudança de cor e estrutura dos fios.

Porque deve-se evitar o contato com produtos químicos no couro cabeludo?

Por este motivo não é indicado à aplicação de químicas durante a gravides, porém segundo a ANVISA (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária)  que no Brasil controla os cosméticos entro outros produtoso profissional médico devera ser consultado sempre que a cliente desejar realizar qualquer procedimento mesmo estético (no caso a química capilar), levando consigo, desde embalagens do produto que será aplicado, bem como a formulação contida em frascos, para analise e posterior liberação ou não do procedimento.


O que deve ser feito para evitar a aplicação de colorações, tonalisantes descolorantes, oxidantes  diretamente no couro cabeludo.

No caso de grávidas e lactentes (mamães em período de amamentação), NÃO É ACONSELHADA A APLICAÇÃO DIRETA DE PRODUTOS NO COURO CABELUDO, portanto, técnicas que permitam aplicar, colorantes, descolorantes, e tonalizante a certa distância do couro cabeludo são as mais indicadas.

Cláudia Barboza

01/04//2019

Ainda precisa de ajuda? Contate Contate