Quais os Mitos e verdades sobre os cabelos?

  São tantas as Dúvidas sobre  os cabelos que não sei  em quais informação acreditar.

mmmm

1 - O uso  diário de cremes de pentear e  silicones pode deixar os cabelos com excesso de produto?

  • Sim. Os cabelos começam a apresentarem-se com aspecto opaco, “pesado” com aspecto muitas vezes de oleoso. Perde a leveza e o brilho natural.

2 – Lavar os cabelos todos os dias, danifica os fios?

Depende.

  • * Cada caso deve ser avaliada individualmente. Particularmente  pessoas que praticam esporte, suam em excesso, outras pessoas como as que trabalham em cozinhas de restaurantes e lanchonetes onde há excesso de gordura no ar, é possível lavar os cabelos todos os dias, seja ele fino, médio ou grosso, porém não se deve aplicar varias mãos de shampoo, já que o motivo desta higienização diária dos fios esta sendo o suor ou a aparência oleosa.
  • * outra situação: É quando, quanto mais lava-se o couro cabeludo, mais ele fica oleosos  e em tempo menor.  Neste caso esta havendo um excesso de lavagens com agentes de limpeza (shampoos) o que esta causando um “desequilíbrio”.
  • * Higienização com shampoo inadequado: que pode estar causando saturação da oleosidade no couro cabeludo devido a substâncias  condicionantes existentes na formulação do shampoo e que não são para este tipo de couro cabeludo e  cabelos.
  • * Shampoos com pHs, ácidos em demasiadamente  com relação ao couro cabeludo  ou  alcalinos com reação ao p.H de 5.5 do couro cabeludo e pele, causando desequilíbrio da glândula sebácea.

3 –Lavar os cabelos com água quente danifica os cabelos?

  • Depende da temperatura da água. Quando falamos em água quente é aquela que até nos dias frios é difícil de suportar o toque na pele e sai fumaça igual a de uma chaleira. Está sim causa  danos na camada da cutícula e se utilizada frequentemente pode causar enfraquecimento nos fios e levar a ruptura em regiões diferentes . Conforme estudo cientifico,  o uso de água  a temperatura superior a 70° C pode levar o cabelo a partir. A água quente também causa desidratação nos fios e o resultado final são cabelos “sem vida” opacos e fragilizados.

A mesma água quente direcionada para pele, pode causar ressecamento o que leva a descamação do couro cabeludo. A famosa caspa seca ou branca.

4- A aguá fria deixa os fios mais brilhantes?

  • Não existe nada que a este respeito com comprovação científica. 

5-  – Motivos como estresse podem levar a queda de cabelos?

  • Sim !  O estresse é um dos fatores que levam a queda de cabelos e também pode levar a perda total ou parcial e definitiva. Deve ser tratado com acompanhamento de um Médico Ticologista (especialista em fio de cabelo) e em alguns casos acompanhado de psiquiatra, pois tem fundos psicológicos envolvidos e necessitam medicação.

6- A falta de vitaminas podem levar a queda de cabelos?

Sim.   Pois as vitaminas desempenham papel importante para a transformação da energia no organismo, embora elas não sejam a fonte ( afazem papel importante agindo nos diferentes sistemas como auxiliares nas respostas imunológicas do organismo fazendo  a proteção, também são auxiliares no metabolismo. Fazendo parte do rejuvenescimento .

  • Vitamina A: auxiliar na visão,  crescimento, desenvolvimento da  pele  e na manutenção regeneração e imunidade
  • Vitamina D: importante  no metabolismo dos ossos.
  • Vitamina E: função antioxidante, muito importante contra os efeitos  de oxidação sofrido pelo organismo, como estresse  que podem causar a morte  de  estruturas importantes que geram o fio de cabelo.
  • Vitamina C participa na formação de colágeno, atua diretamente protegendo e fazendo a manutenção para deixar integra as paredes capilares e à formação dos glóbulos vermelhos do sangue, Importante no metabolismo  de vários dos aminoácidos que formam as proteínas, colágeno, elastina e queratina (que compõe 85% dos fios de cabelo.
  • Também contribui para o as vitaminas do complexo B a absorção do ferro, (ferritina) que se em níveis muito baixos causam queda significativa dos cabelos.
  • Vitamina K: participa da coagulação sanguínea, quando está em baixa  causa alterações  na coagulação.

7- Colorir os cabelos danifica mesmo?

Depende.  

  • Colorir os cabelos requer  antes de aplicação, um diagnóstico que definira o qual tipo de cabelo, qual sua real necessidade, qual o tipo de produto deve ser  aplicado , e de que forma o produto será aplicado.  No caso de uma coloração são vários os fatores a avaliar,. Portanto dizer que colorir os cabelos danifica, muitas vezes danifica sim, mas em grande parte dos danos causados  e após avaliados, foram realizadas aplicações pelas próprias pessoas ou leigos no assunto.
  • Em certos casos  os cabelos  permanecem bem mais conservados quando recebem aplicação de colorações ou tonalisantes de boa procedência e se bem aplicados e diagnosticados.

8 – Cortar os cabelos fazem  crescerem mais?

Não. 

  • Os cabelos crescem de dentro para fora e não de fora para dentro. Portanto cortar, aparar os fios auxiliam e muito para manter as pontas livres das tricoptilose (pontas duplas), também auxiliam na retirada daqueles poucos cabelos que alguns casos começam a rarificar de uma certa altura para as pontas e que deixam com aparência  desagradável.

9- Usar shampoo e condicionador e shampoo de marcas iguais fazem os cabelos crescerem mais?

Não.

  • Os shampoos tem a finalidade de limpeza dos fios  e não devem penetrar internamente no couro cabeludo, já que a função é higienizar o couro cabeludo e cabelos, já os condicionadores são específicos para amaciar e deixar os fios mais fáceis de pentear e com a aparência mais natural (solta).

10- Dormir com os cabelos molhados ajuda hidratar?

  • Não. De forma alguma se deve tentar hidratar os fios molhando-os e  deixando os molhados durante a noite, isto poderá levar a o enfraquecimento dos fios e a proliferação de fungos no couro cabeludo. Para hidratar os fios hoje o mercado dispõe de produtos de uso quase que instantâneo para este tipo de necessidade dos fios  e que levam em torno de 10 a 20 minutos no máximo para hidratarem os fios e torna-los com aspecto muito saudável.

  11- Cortar os cabelos em determinadas luas faz o cabelo crescer ou vir melhor.

  • Não existe nada comprovado cientificamente, nem contra e nem a favor. Porém no passado alguns povos se orientavam pelas luas (ex: os Incas) como para plantar, colher, e num passado não muito distante em locais com precariedade hospitalar as parteiras se orientavam através da lua para identificar a chegado dos bebes, portanto se você corta seus cabelos em alguma das fases da lua e acredita que tem resultado no crescimento, não há mal nisto.

12. Adicionar comprimidos em shampoo fazem os cabelos crescerem mais rápido?

Não.

  • As formulações de shampoos são elaboradas e balanceadas conforme a formula e os ativos  ingredientes adicionados, quando se adiciona algum outro componente  ou ativo a esta formula pode acontecer de desestabiliza-la e até danificar as propriedades do produto.  E no caso de medicamentos podem até ressecar os fios.

13- Se eu me alimentar bem meus cabelos serão mais saudáveis e bonitos?

Sim.

  • A alimentação é fator importante para manutenção, saúde e vitalidade dos fios, já que o fio de cabelo é nutrido através do sangue que leva até  o bulbo capilar  os aminoácidos  em torno de 18 a 20 e a partir de então começam a se formar o fio de cabelo a partir da queratina.

13. Tenho fios brancos e não quero pintar os cabelos AINDA  , posso arranca-los?

  • Não. Toda vez que você faz qualquer processo de tração nos fios de cabelo, causa  como se fosse uma cicatriz  e o mesmo acontece quando você puxa os fios brancos que aparecem  entre os cabelos ainda com cor, e a pratica contínua desta tração (puxar e arrancar) levará a uma cicatriz profunda e a  perda total daquele fio a chamada ALOPECIA CICATRICIAL DE TRAÇÃO ( NESTE CASO O FIO NÃO NASCE MAIS)

14- Escovas os cabelos fazem com que  eles fiquem  mais brilhantes?

  •  Sim. O ato pode pentear e escovar os cabelos, distribui a oleosidade do couro cabeludo               (manto hidrolipídico) para  todo  o fio, este processo faz com que os cabelos se mantenham além de brilhantes , sedosos, fáceis de pentear, com menos volume e livre dos frizz.

Cláudia Barboza

Elaboração de texto.

18/03/2019

Ainda precisa de ajuda? Contate Contate