O que é e como fazer mechas texanas?

1. Mechas Texanas

  • Esta técnica pode ser executada em todos os tipos de cabelos, afro, asiático e caucasiano
  •  As mechas texanas lembram em muito a técnica OMBRE HAIR, onde as mechas são distribuídas no comprimento e pontas e do lado externo dos fios,  externo dos fios, porém TEXANAS   basicamente são distribuídas no comprimento interno dos fios (por baixo dos fios) e do comprimento   para as pontas.
  •    Esta técnica é indicada para pessoas que querem manter os cabelos com a raiz na cor natural ou levemente mais clara e o comprimento e pontas em tons variados
  • A técnica consiste em descolorir a partir de certo ponto dos fios,  (deixando alguns centímetros da raiz),   descolorindo a partir de então até as pontas como um degrade).

          1.1    A técnica pode ser através da aplicação da mistura de:

                       %   Descolorante e oxidante para cabelos pigmentados artificialmente

                       %   Colorações super clareadoras, para cabelos naturais que necessitam até 5 tons de clareamento

                       %   Colorações para cabelos naturais que desejam apenas clarear até 4 tons.

            1.2    A cor obtida ira depender do grau de clareamento e desejo da cliente, chamado fundo de clareamento, (conforme demonstra a tabela abaixo).

                  1.2.1 PARA SE OBTER UMA DETERMINADA COR EM CABELOS QUE JÁ SÃO COLORIDOS, É NECESSÁRIO DESCOLORIR;  E A TABELA DE FUNDO DE CLAREAMENTO ORIENTA A BASE CORRETA PARA APLICAÇÃO DA COR FINAL DESEJADA PELA CLIENTE.

                   1.2.3   OBSERVAÇÃO: CASO O FUNDO DE CLAREAMENTO NÃO SEJA O CORRETO PARA APLICAÇÃO DA COR FINAL (DESEJO DA CLIENTE)  A COR APLICADA PODERÁ SER REMOVIDA COM FACILIDADE JÁ NAS PROMEIRAS LAVAGENS OU REVELAR OUTRA COR NO FINAL DA PLICAÇÃO, MESMO QUE APLICANDO A COR DESEJADA PELA CLIENTE.

 

           1.3  A técnica pode ser através da aplicação da mistura de

                      %    Descolorante e oxidante para cabelos pigmentados artificialmente

                      %    Colorações super clareadoras, para cabelos naturais que necessitam até 5 tons de clareamento;

                      %    Colorações e oxidante  10, 20, 30 OU 40 volumes  para cabelos naturais que desejam apenas clarear até 4 tons.

            1.4  O que é ?

                   1.4.1       Altura de tom

                        %   È o que define a cor natural dos cabelos (aquela que vem do crescimento natural), estas cores podem variar entre 1 preto  e o 10  louro claríssimo e auxilia o profissional na utilização do oxidante adequado para  se obter a cor desejada  na altura de tom escolhida pelo cliente. Exemplo: a cliente tem cabelos na altura de 3 (castanho escuro e deseja ter cabelos na altura de 7 louro médio).

                  1.4.2 Fundo de clareamento

                        %   O fundo de clareamento é a cor (pigmento de fundo), produzido célula melanina no organismo, ela produz cores que variam entre vermelhos muito escuros, passando por vermelhos mais claros, laranja, chegando ao amarelo muito clarinho quase branco.

                        %    Ela define num processo de descoloração em que altura de tom o cabelo encontra-se... (se o cabelo já tem a base ideal para aplicação desejada pela cliente).

                        %    Exemplo: Se o desejo da cliente é ter cabelos mais claros do que o natural, castanho escuro altura de tom 3 e deseja ter cabelos  louro claro altura de tom 8, o cabelo deverá ser  descolorido   e quando o pigmento alaranjado amarelo for revelado, neste momento o produto deverá ser removido  dos fios, pois, este pigmento revelado é o fundo de clareamento.


            1.5  Técnica aplicada

                  1.5.1  Mecha Costurada

                         %   Separe a mecha com largura entre 3 a 5 centímetro e a  espessura  devera ser fina ( até de  1 centímetro), e com  auxílio do cabo do pente, nesta mecha que já foi separada faça movimentos como se fossem uma costura retirando pequenos tufos de cabelos que devem ser intercalados (separe um e falha o outro até que que toda a mecha esteja costurada (  os tufos irão variar  de 0,5 centímetros até a largura desejada pela cliente).  Lembrando que   (maior quantidade de fios  retirados nos tufinhos  – menor luminosidade), menor quantidade de fios  nos tufinhos maior luminosidade).

                          %   O restante daquela mecha será descartado, somente esta receberá o descolorante ou mesmo a coloração dependendo do procedimento.

ima

            1.6 . Preparo da cliente

                        %    Posicionar  toalha  e capa  sobre os ombros da cliente, para proteção da química; 

                        %    Separar os cabelos  em quadrantes: laterais esquerda e direita, topo da cabeça, nuca inferior e nuca superior;

            1.7   Preparo do produto

                       %    Numa cumbuca adicionar 50 gramas de pó descolorante e 100 ml de oxidante 20, 30 ou 40 volumes ( conforme a necessidade de fundo de clareamneto a ser revelado, 

         1.8    Aplicação

                        %   Na região da nuca separar mechas em lâminas com espessura de até 1 centímetro e largura que variará conforme  em em geral com a largura da cabeça. è indicado traçar uma linha em (V) na nuca e apartir da metade do (V) iniciar a costura da mecha. (Conforme demostra sequência de imagens abaixo)

A aplicação do pó descolorante deve ser distânte da raiz  (como demosnstra imagem ilustrativa) 

         1.9   Tempo de Pausa

                       %    A pausa será indicada conforme  a cor obtida pelo fundo de clareamento que poderá ser desde um vermelho violeta ate o mais claro amarelo extremamente claro. .( Conforme indica tabela de fundo de clareamento abaixo).

 2ª Etapa

 2 Higienização

         2.1   Pós Pausa 

                        %   Após  tempo de pausa, remover o produto completamente, o uso de shampoo é opcional neste momento;

                        %   A seguir retirar o excesso de umidade com a toalha;

         2.2  Preparo do tonalizante ou coloração

                         %   Numa cumbuca adicionar 30 gramas de coloração ou tonalizante (7.73) louro médio marrom dourado  ou mesmo 7.3  louro médio dourado ou 7.13  louro médio bege  e adicionar 60 ml de Emulsão reveladora;

         2.3 . Aplicação

                         %   Iniciando na região da nuca e com auxílio de pincel,  direcionar a aplicação   na região das mechas descoloridas  até completar toda a cabeleira;

         2.4 Tempo de pausa

                        %   O tempo de pausa poderá ser de 20 minutos para tonalizante e 30  minutos para coloração.

          2.5  Tratamento

                         %   Após tempo de pausa  remover o produto completamente e aplicar shampoo para manutenção da cor concentrando a massagem diretamente no couro cabeludo, pontas somente enluvar e não reaplicar;

                         %   Na sequencia aplicar máscara para tratamento e manutenção da cor, deixar em pausa conforme o fabricante ou por 10 minutos e remover completamente;

           2.7   Finalização- Modelagem

                       %   Após tratar os cabelos retirar o excesso de água com a toalha e aplicar  Leave-in para  proteção térmica e da cor.

                      %   Modelar conforme desejo da cliente.

Dica BELLKEY PROFESSIONAL

PROTEÇÃO DA COR


ClÁUDIA BABOZA

ELABORAÇÃO DE TEXTO E TABELAS

05/12/2018

Ainda precisa de ajuda? Contate Contate