O que é a técnica Balayage e como fazer?

       

                                                        A técnica de \Balayage é indicada  basicamente é para iluminar o rosto e as laterais.

(Imagens ilustrativas retiradas da internet)

1.

     2. Quais produtos posso aplicar para clarear?

  •   Cabelos virgens: super clareadores e Colorações.

Observação:  Para a técnica de Balaiage  com aplicação de coloração ou super clareadores não é possível realizar a técnica mão livre, ou seja é necessário envelopar as mechas após aplicação do produto.

  •   Cabelos com química de coloração: descoloração e tonalização após

3. Como  dividir os cabelos?

 Em partes:

  •  Laterais (direita e esquerda)
  • Nuca
  • Topo

 4. Aplicação em cabelos com  processos de coloração  

  • Aplicar (1) parte de descolorante para duas partes de oxidante; respeitando as orientações contidas nos rótulos conforme a marca.

5. Quanto devo clarear os fios?

  • O clareamento será conforme a cor desejada pela cliente.

6. Como me orientar para não passar o clareamento correto?

  • Utilizando a tabela de fundo de clareamento.

7. Aplicação

  • A aplicação deverá ser iniciada nas mechas da nuca. Finalizando na região frontal;

8. Técnica utilizada neste trabalho

  • Aplicar o produto com a técnica mão livre, passando o pincel diretamente nos fios de maneira  leve,  ( os cabelos não precisam ser cobertos com lâminas de papel alumínio)

9. Qual a espessura das mechas

  • A largura das mechas pode variar, conforme desejo da cliente.

10. Como deve ser a aplicação a mistura de pó descolorante e oxidante?

  • .A aplicação da mistura de pó descolorante próximo a raiz  deverá  ser distribuída em menor quantidade  e em forma de degrade aumentar a quantidade de produto e  fios onde os produtos são aplicados conforme for se aproximando das ponta;
  • Esta aplicação deverá ser seguida até a região da nuca superior , próximo ao  topo da cabeça, sendo que na parte superior da nuca, a aplicação já deverá ser mais dispersa.. dando um efeito apenas de sombreado.
  • Ao iniciar as laterais e topo da cabeça, o a aplicação deverá ser intensificada mais próximo as raízes  e restante dos fios,  isto ira moldar o rosto,  iluminando o visual deixando-o mais marcante.

11. O que fazer após o final da aplicação do produto?

  • Ao finalizar a aplicação inicia-se o tempo de pausa.

12. Quanto tempo deixar em pausa?

  •  Iniciar a pausa.

13. O que deve-se observar durante a pausa?

A pausa será  para identificar o fundo de clareamento, ou seja a cor que aparecerá quando a descoloração estiver em andamento,  este fundo (cpr) determinara o que será aplicado mais tarde na tonalização e auxiliará o momento de cessar o clareamento.

14. Cinco  casos práticos de fundos de clareamento na descoloração

Caso 1: Para cabelos em tons de castanhos que o desejo são cores vermelhas ou avermelhados alaranjado, clarear até obter o fundo vermelho levemente laranja,

Caso 2: Para cabelos em tons castanhos desde os escuros passando por cabelos louro escuro em que o desejo da cliente são cabelos em tons caramelo, avelã, é necessário descolorir e o fundo de clareamento deve ser alaranjado.

Caso 3: Para cabelos em todos os tons de castanhos , louros escuros e médio, em que o desejo da cliente são  nas cores mel, cerejeira, é necessário descolorir os cabelos até apresentar o fundo de clareamento na cor cobre dourado ;

Caso 4: Para cabelos de todos os tons de castanhos passando pela escala de loiros em que o desejo da cliente é obter cores em tons de bege, é necessário clarear até obter o fundo de clareamento amarelo muito claro.

Caso 5: Para cabelos de todos os tons de castanhos passando pela escala de loiros em que o desejo da cliente é obter cores em tons de platinados, é necessário descolorir os cabelos até obter o fundo de clareamento amarelinho muito suave, quase branco.

15. Final do tempo de pausa ( quando o fundo de clareamento adequado a cor que a cliente deseja no final do procedimento)

  • O produto deverá ser removido com água e na sequencia a aplicação de shampoo remoção de resíduos de pó descolorante  e higienização dos fios.
  • Na sequencia remover o excesso de umidade com toalha e antes de iniciar a próxima etapa, caso seja necessário aplicar um produto desembaraçante e só após pentear;

16. Divisão para aplicação

  • Dividir os cabelos em quatro sessões: duas laterais, nuca e topo da cabeça;

17. Preparo do tonalizante

  • Conforme indicação do fabricante, adicionar na cumbuca plástica 30 gramas de tonalizante para 60 ml de emulsão reveladora.

18. Seguindo as indicações abaixo conforme a cor desejada.

Para cabelos com os seguintes fundos de clareamento aplicar os seguintes tonalisantes:

Caso 1: aplicar :(5.64)  castanho claro vermelho acobreado

Para cabelos em tons de castanhos que o desejo são cores vermelhas ou avermelhados alaranjado, clarear até obter o fundo vermelho levemente laranja,

Caso 2 :  aplicar:  (7.1) louro médio acinzentado

Para cabelos em tons castanhos desde os escuros passando por cabelos louro escuro em que o desejo da cliente são cabelos em tons caramelo, avelã, é necessário descolorir e o fundo de clareamento deve ser alaranjado.

Caso 3:  aplicar: (7.13) louro  médio  cinza dourado

Para cabelos em todos os tons de castanhos , louros escuros e médio, em que o desejo da cliente são  nas cores mel, cerejeira, é necessário descolorir os cabelos até apresentar o fundo de clareamento na cor cobre dourado ;

Caso 4: aplicar:  ( 8.13) louro claro bege

Para cabelos de todos os tons de castanhos passando pela escala de loiros em que o desejo da cliente é obter cores em tons de bege, é necessário clarear até obter o fundo de clareamento amarelo muito claro.

Caso 5: aplicar: (10.1) louro ultra claro acinzentado

Para cabelos de todos os tons de castanhos passando pela escala de loiros em que o desejo da cliente é obter cores em tons de platinados, é necessário descolorir os cabelos até obter o fundo de clareamento amarelinho muito suave, quase branco

19. Tempo de pausa

  • A pausa deverá ser conforme a indicação do fabricante do produto (tonalizante o emulsão), em geral com pausa máxima de 20 minutos para colorações temporárias como neste caso.

20. Pós tempo de pausa-  Tratamento

  • Remover o produto completamente, e a aplicar shampoo mais direcionado ao couro cabeludo e na sequencia  com movimentos suaves distribuir o produto para remover resíduos deixados pelo produto no couro cabeludo;
  •  Retirar com agua em abundância e aplicar máscara para tratamento e proteção da cor, deixando em pausa de alguns minutos e na sequencia removendo todo o excesso.

21. Modelagem e finalização

  •  Retirar o excesso de água com toalha, aplicar leave-in para proteção térmica e da cor e modelar conforme desejo da cliente.

Dica Bellkey Professional


Tonalização


Desembaraçante

Tratamento

 Modelagem e finalização

Cláudia Barboza

Elaboração de texto

18/12/2018



 

Ainda precisa de ajuda? Contate Contate