Como fazer Mechas Mão Livre?

Mechas  mão livre - FREE  HANDS

x         Nesta  técnica  de descoloração não há utilização  de plaquete, papel alumínio e sim distribuir a mistura de descolorante com oxidante diretamente com as mãos (ENVOLVIDAS COM LUVA) Não há especificação de quantidade de fios a descolorir,

x         Não é proibido a utilização de pente ou pincel para distribuição  do produto, mas os cabelos não ficam protegidos com  lâminas de papel alumínio.

x         A separação das mechas é aleatória, em pontos específicos ou distribuídos, fica a critério do profissional, efeito bem natural;

x         Minha dica é: fazer um pequeno projeto antes de iniciar a aplicação da técnica, pontuando em locais específicos para dar luminosidade ao rosto e deixar com aspecto natural os fios.

x         Os cabelos podem ser também  desfiados, com mechas ou separar com as mão algumas mechas e aplicar o descolorante , a forma da divisão dos fios fica a critério do profissional.

x         A mistura de pó descolorante  e oxidantes nas diversas volumagens existentes no mercado necessitam ter consistência mais firme na “hora” da mistura  para não escorrer  nos fios que não recebem a aplicação. 

x        Nas mechas mão livre podem ser em alturas de tom que variam de (1) preto ao (8) louro claro;

x         As cores podem ser as mais diversas, vermelhas, azuis, marrons, douradas, acobreadas, platinadas, acinzentadas, verdes, violetas, platinadas, peroladas, borgonha e tantas outras... o que ira determinar as variações de cores e a fixação será o fundo de clareamento.


Conforme informações  a seguir conforme tabela de altura de tom e fundo de clareamento

O QUE FAZER APÓS “Chegar” NA ALTURA DE TOM?

Após “chegar“ na altura de tom é necessário tonalizar os fios, e para cada fundo de clareamento revelado, existe um pigmento para neutraliza-lo. 

Conforme indica  informações abaixo

1.  Ao final da descoloração o cabelo revela um fundo de clareamento que  variam entre tons vermelhos muito escuros passando por vermelhos mais claros, alaranjado, laranja amarelado e amarelinhos muito claros quase transparentes.

1.1   Quando o pigmento revelado ao final do clareamento estiver em tons avermelhados eles devem ser neutralizados através de tonalizante com pigmento MATE.

         1.1.1     exemplo: Se o cabelo apresentar pigmentação vermelha claro, isto significa que ele esta na altura de tom (5) castanho claro, para haver a neutralização correta o tonalizante deverá ser na altura de tom 5 ( castanho com pigmento mate (.2)  ou seja castanho claro mate (5.2)  adicionando a ele emulsão reveladora

                          O resultado final da cor será (castanho claro marrom avermelhado suave);

1.2 Mas a tonalização poderá ser realizada com o  tonalizante  (5.22) castanho claro mate intenso

                          O resultado final da cor será castanho claro marrom intenso (5.77)

2.    No caso de revelar o  fundo de clareamento  laranja, isto significa que os cabelos foram descoloridos até a altura de (7) louro médio, para neutralizar este pigmento é necessário a aplicação de outro pigmento fantasia  na cor cinza (.1 ou .11) na altura de tom (7) louro médio);

          2.1 Caso seja aplicado para neutralização o tonalizante 7.1 (louro cinza)

                           O resultado final da cor será:  (7.74) louro médio marrom acobreado suave;

          2.2 Caso seja aplicado o tonalizante   (7.11) louro médio cinza intenso

                    O resultado final da cor será  (7.7.7) louro médio marrom intenso NÃO FICARÁ ACINZENTADO, pois, o cinza neste caso apenas neutraliza o laranja resultando em marrom.

3     E caso  no clareamento  seja  revelado o  pigmento  em tons de amarelo desde o  (intenso ao muito clarinho), eles devem ser neutralizados através de tonalizante com pigmentação violeta  ou  chamados irizados ( a mistura de cinza e violeta).

           3.1 exemplo: Se o cabelo apresentar pigmentação laranja amarelado isto significa que ele esta na altura de tom (8) louro  claro), para haver a neutralização correta o tonalizante deverá ser na altura de tom (8 ) louro claro  com pigmento (.1) cinza   e (.5)  violeta , sendo encontrado em algumas marcas como (8.15) louro claro irizado ( mistura de  cinza e o violeta). Para aplicação nos fios devera ser realizada a mistura com uma  emulsão reveladora.

                      O resultado final da cor nos cabelos será (8.13)  louro claro bege  quente.

       3.1.1 Quando ocorrer de o pigmento revelado for simplesmente amarelo a cor (pigmento para neutralização será somente o ( .5) violeta) na altura de tom correspondente ;

       3.1.1.2 Exemplo: altura de tom (9) louro extra claro ou (10) loiro claríssimo).

Então para a  altura de (9) louro muito claro  utiliza-se (9.5) louro muito claro  e para a altura de (10) louro claríssimo, aplica-se (10.5) louro claríssimo  pérola. Ou series especiais como 9.89 louro muito claro pérola e (10.89) louro claríssimo pérola ou chamados  também de prata polar.

  • Resultado final da cor nos cabelos atualmente: 
  • Altura de 9 - conhecido como (loiro manteiga).
  • Altura de 10  (loiro pérola) ou palha

DICA

As cores na calorimetria são representadas por números que estão antes de ( . /-  )

Exemplo: (9.0) ou ( 9)  (9/0); (9-0) definem altura de tom.

Temos os números que estão após estes sinais (. / - ) que significam que neutralizam ou intensificam as os pigmentos artificiais  ou os fundos de clareamento.

Mas as empresas utilizam numerações diferentes para identificar as mesmas cores; PORTANTO OBSERVAR o que significa CADA NÚMERO APÓS O (. / -) EVITARÁ POSSÍVEIS ERROS NA APLICAÇÃO E RESULTADO FINAL DA COR.

Mas o fundo de clareamento além de posicionar o profissional de qual o  momento certo PARA CESSAR O CLAREAMENTO, também auxiliará para processos DE INTENSIFICAÇÃO E FIXAÇÃO DO TONALIZANTE aplicado após a descoloração.

Exemplo:

O desejo da cliente é descolorir os cabelos pretos  COM  COLORAÇÃO  é ter os  cabelos na cor  cobre intenso,  o cabeleireiro irá utilizar pó descolorante  e DURANTE O TEMPO DE PAUSA  o profissional deve observar  o pigmento de fundo  que vai sendo revelado e que neste caso é necessário  que  seja na  a cor laranja,  então este é o É MOMENTO  CERTO DE CESSAR O CLAREAMENTO, ( LAVAR)  E A SEGUIR APLICAR O TANALIZANTE COBRE (7.44) LOURO MÉDIO COBRE INTENSO OU (7.4) LOURO MÉDIO ACOBREADO.

  •  Resultado final da cor cabelos na altura de tom (7) louro médio e cor fantasia (.44) cobre intenso ou seja cabelos (7.44)  louro médio cobre intenso
  •   PARA TONS VERMELHOS o pigmento de fundo revelado devera ser o vermelho claro  e a seguir aplicar um tonalizante na altura de tom correspondente ao fundo de clareamento  (5)  e pigmento (.2) mate.
  •  PARA TONS MEL É NECESSÁRIO CESSAR O CLAREAMENTO QUANDO O FUNDO LARANJA AMARELO FOR REVELADO, E A SEGUIR APLICAR UM TOM NA ALTURA DE TOM (8) COM PIGMENTO IRIZADO (.15)
  •  PARA TONS PÉROLA é necessário CESSAR O CLAREAMENTO AO REVELAR O PIGMENTO AMARELO CLARINHO e a seguir aplicar  tonalizante na altura de tom  (9)  com cor fantasia (.13)  bege.

  • PARA TONS ACINZENTADOS é necessário CESSAR O CLAREAMENTO  AO  REVELAR O   PIGMENTO  AMARELO MUITÍSSIMO CLARO ( PALHA) e a seguir aplica tonalizante na altura de (10) e pigmento fantasia  (.1 ) cinza)

DICA BELLKEY PROFESSIONAL

Para descoloração

Para tonalização após descoloração

Desejo da cliente 


Mechas Vermelhas

 Mechas Violine

Mechas Marrons

 Mechas Cobre

Mechas Mel

Mecha acinzentada

Mechas Pérola

CLÁUDIA BARBOZA

Elaboração de texto e tabela

17/10/2018

Ainda precisa de ajuda? Contate Contate